Prêmio RBS 29/09/2015 13:43
Projeto incentiva alunos a desenvolverem o gosto pela literatura
Colégio Ulbra São João concorre ao Prêmio RBS de Educação
O projeto Nelson Rodrigues e as Nossas Histórias, desenvolvido pela professora Carolina Karro da Piedade, que leciona desde 2009 no Colégio Ulbra São João, está concorrendo ao 3º Prêmio RBS de Educação. A proposta da docente, implementada nas aulas de Literatura do 3º ano do ensino médio, era mostrar aos alunos como é possível transformar fatos corriqueiros em crônicas, contos ou peças de teatro. Em fase final, os resultados já estão despontando em alunos capazes de ler e produzir, com prazer e competência, textos literários.
"É muito satisfatório estar entre os finalistas de uma premiação disputada e compartilhar experiências de alternativas para um ensino-aprendizagem eficiente. Os estudantes sentem-se valorizados também, pois são parte fundamental do projeto. É maravilhoso perceber a satisfação dos alunos", garante Carolina.
O projeto nasceu do desafio de fazer com que os alunos do ensino médio tomassem gosto pela literatura, principalmente aquela cobrada em concursos e vestibulares. O projeto criou forma na medida em que o uso de notícias do cotidiano (leitura de jornais) foi estimulado em sala de aula. Os alunos também mergulharam na literatura de Nelson Rodrigues, escritor que utilizava temas do seu cotidiano e a sua experiência como jornalista. A partir da experiência da realidade, os alunos passaram a conhecer e entender a literatura. O projeto fortaleceu a produção de textos, inclusive literários.
O Prêmio RBS de Educação tem o objetivo de valorizar o trabalho de professores e estudantes e disseminar práticas educativas de sucesso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A votação pelo júri popular vai ser de 6 a 28 de novembro. Participe pelo site premiorbsdeeducacao.com.br e prestigie o projeto da professora Carolina e do Colégio Ulbra São João.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772