Há uma expressão que resume bem o trabalho da Pastoral da ULBRA: "coração de servo". A Pastoral tem como prioridade trabalhar a confessionalidade da Instituição, realizando o trabalho espiritual em todas as suas unidades, e até fora dela, com palavras e ações que procuram ser adequadas a cada ocasião.
Também trabalha agindo dentro das demais áreas do ser humano, além da espiritual - física, mental e emocional -, em parceria com diversos setores, comunicando e vivenciando, na medida das capacidades, o amor de Deus em Cristo a cada ser humano.
A confessionalidade na Ulbra, portanto, tem dois importantes eixos:
1. Confessionalidade Cristã - Tudo o que se refere ao compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo de todas as maneiras possíveis. Esta é a primeira e principal função do trabalho pastoral. Testemunhar o amor de Deus em Cristo, fundamentado em Seus princípios como marca da confessionalidade da Instituição, aproveitando as oportunidades junto aos alunos, professores, funcionários e sociedade em geral.
2. Confessionalidade Humana e Ética - Tudo o que se refere a zelar pela vivência de valores corretos na prática do dia a dia, promovendo a confessionalidade como parte integrante de todos os processos da Instituição.
Missão
Promover e zelar pela confessionalidade em todos os processos da Instituição.
Visão
Ser uma equipe que atua confessionalmente a serviço do Evangelho de Cristo e para o bem das pessoas e do ambiente institucional.
Valores
Princípios bíblicos cristãos:
Saiba mais sobre a Pastoral e acompanhe as atividades em www.ulbra.br/pastoral.
Áreas de Ação da Capelania no CEULM/ULBRA: Universitária e Escolar
Para liderar e desenvolver este trabalho, a Ulbra chama capelães, pastores formados e indicados pela IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), da qual a Ulbra faz parte.
Nas as atribuições gerais de cada capelão, espera-se que:
Em todos os campi da Ulbra, ações visando a sedimentar a confessionalidade da Instituição são realizadas.
Estas são algumas delas:
Devocionais
Acontecem três devocionais semanalmente na capela do campus, todas as quartas-feiras; dentro do período do ano letivo. O primeiro acontece às 8:05h; o segundo, às 13:05h; e, o terceiro, às 18:45h.
Além disso, o capelão presidirá um devocional a cada início de todas as atividades oficiais da instituição. Além disso, ocorrerão devocionais em datas cristãs festivas e eventos especiais.
Cultura Religiosa
Os capelães, na maioria das vezes, auxiliados por professores da área, conduzem aulas de Cultura Religiosa para acadêmicos e Ensino Religioso na Escola Concórdia, junto ao campus.
Formaturas
Nas cerimônias de formatura, um capelão dirige uma reflexão aos presentes e em especial aos formandos que, na mesma oportunidade, recebem uma Bíblia de presente da Universidade.
Cultos de formatura
São realizados cultos de formatura, a cada novo semestre, nos quais é feita a entrega simbólica da toga.
Pastoral pelo campus
Regularmente, os capelães circulam pelo campus de sua unidade, visitando colaboradores, professores e a comunidade acadêmica em geral, para marcar de forma visível a confessionalidade presente no dia a dia da Instituição e levar uma palavra de alegria e estimulo.
Pastoral e projetos sociais
A pastoral do campus, liderada pelo seu capelão, juntamente com a Extensão e a ACS (Assessoria de Comunicação Social) trabalham em ações e projetos sociais que envolvem toda a comunidade acadêmica com o objetivo de mobilizar ações preventivas e assistenciais em prol da sociedade.
Outras atividades
Devocional todas as quartas-feiras ás 18h30