Acadêmicas do curso de enfermagem apresentam trabalhos para FAPEAM e FCECOM
Alunas do curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus --CEULM ULBRA, Jocilene Albuquerque e Carolina Machado fizeram a apresentação parcial dos trabalhos de pesquisa ao Programa de Apoio a Iniciação Científica, realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -FAPEAM e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas - FCECON.
O trabalho de Jocilene Albuquerque teve o seguinte título: "Investigar as principais causas da remoção do catete venoso central de longa permanência totalmente implantado na FCECOM". Já Caroline Machado abordou sobre o tratamento quimioterápico: "Avaliar a qualidade de vida no tratamento quimioterápico sob a ótica do paciente".
O convite para abordagem do tema e os estudos aplicados partiu da professora do curso de enfermagem, Julia Mônica, que estimulou as jovens acadêmicas a mergulharem no mundo da pesquisa. E ficou orgulhosa com a apresentação das duas. "Elas foram bastante elogiadas pelos pesquisadores presentes. Parabéns, meninas!", falou a professora.
Para Carolina, que está no 7º período, é muito importante apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos na faculdade para instituições de pesquisa como FAPEAM e FCECOM. "Desta forma a gente é estimulada a continuar com a graduação e uma pós e assim poder contribuir com a sociedade através de nossas pesquisas", enfatizou a acadêmica.
Jocilene, 9º período de faculdade, adianta que a intenção é levar o projeto de pesquisa para o congresso de enfermagem, em outubro no Rio de Janeiro, além de publicar o trabalho em revista científica. "Temos vários desejos a partir desse trabalho e vamos alcançar e conquistar nosso espaço na pesquisa", disse Albuquerque.
As duas alunas ainda afirmaram que estão bem amparadas por excelentes professores que estimulam a produção científica dentro do CEULM ULBRA. "Nossos professores sempre estão fomentando o trabalho de pesquisa, são pessoas preparada e estimulantes", concluíram.
Conhecimento. Quem tem, vai além.
Notícias relacionadas
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro