Mensagem de Natal da Capelania Ulbra Manaus
Um pedaço de pão
Havia na Alemanha, logo após a Segunda Grande Guerra Mundial, um médico que falecera com a idade de 89 anos. Passada uma semana, seus filhos encaminharam o inventário; encontraram algumas preciosidades guardadas pelo pai num pequeno armário. Havia lá um colar de pérolas da mãe, uma plaquinha de prata que o médico havia ganho na universidade, um objeto de marfim da África e um pedaço de pão duro e seco.
Os filhos procuravam entender a razão pela qual o pão se encontrava junto às preciosidades do pai, mas não lhes ocorreu nada. Então chamaram uma antiga cozinheira, e esta contou o seguinte:
- Depois da guerra, havia pouca comida no país. Estando o médico doente, um velho veio visitá-lo e lhe deu aquele pedaço de pão. Porém, o médico recusou-se a comê-lo e o mandou para a vizinha, cujo filho também estava doente. "Eu já estou velho", disse ele, "mas aquela criança está no começo de sua vida." A vizinha agradeceu ao receber o pão e o enviou a um outro idoso. Este também não ficou com o pão e o mando à sua filha, que morava com duas crianças num porão perto dali. Esta, porém, com a intenção de ajudar o médico, levou o pedaço de pão até ele. Ao chegar novamente em suas mãos, o médico percebeu que se tratava do mesmo pão. Emocionado, disse: "Enquanto permanecer vivo entre nós o amor que reparte seu último pão, não temo pelo futuro. Este pão saciou a fome de muitas pessoas, sem que ninguém tivesse comido dele um pedaço sequer. Vamos guardá-lo bem e, quando o desânimo se abater sobre nós, olhemos para ele!"
(TOILLIER, Osvino. 100 estórias de vida e sabedoria. São Leopoldo: Sinodal, 2000, p. 7)
" -- Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão!"(v. 34) pediram aqueles que haviam sido saciados na multiplicação dos pães e que, agora, ouviam Jesus oferecer o pão de Deus, que vem do Céu e dá a vida ao mundo.
Jesus não foi apenas um operador de milagres. Natal nos lembra que ele é o Filho de Deus que veio salvar a humanidade do pecado.
Aquele povo que estava ao redor de Jesus o procurou para ele continuar satisfazendo suas necessidades físicas, e matérias. Mas, o Filho de Deus se ofereceu, ao afirmar: " -- Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede."(v35)
Portanto, Natal é tempo de reconhecer o pão que veio do céu para nos salvar dos pecados. Também, é oportuno a família ULBRA Manaus agradecer o pão de cada dia e se comprometer a partilhá-lo com quem precisa. E assim, enquanto permanecer entre nós amor de Cristo que reparte o seu último pão, não temeremos pelo nosso futuro. Em nome de Jesus. Amém.
Pr Gerson Dieter Prates
Capelão do Ceulm/Ulbra
14/12/12
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado