CEULM ULBRA realiza 1º Encontro com Polo Industrial de Manaus
Na última sexta-feira, 07, o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM ULBRA) reuniu, no auditório Magdalena Arce Daou, alunos, professores e representantes do Polo Industrial de Manaus para discutirem sobre: "Liderança, formação e empregabilidade".
A finalidade do encontro, segundo a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do CEULM, Fernanda Lúcia, "era promover um momento de apresentações e discussões relacionadas à formação e propostas de ações que possam contribuir para a qualificação de mão de obra no polo industrial de Manaus", disse.
Um dos convidados presentes, Franklin dos Santos, representou do senhor Ocimar Melloni, responsável pela pesquisa feita nas indústrias da capital amazonense. Na oportunidade apresentou resultado da pesquisa sobre a relação dos profissionais de nível técnico e superior com princípios estratégicos de contratação.
De acordo com a pesquisa há uma projeção de demanda para os próximos 3 a 5 anos de vagas de contratação para o nível superior. Para imediato há a necessidade de 685 vagas e para a projeção de 3 a 5 anos, 868 vagas. Porém, Franklin ressalta a dificuldade de contratar mão de obra local, tendo que importar profissionais de outros Estados.
Ainda sobre a pesquisa, foram apontadas as principais dificuldades na hora da contratação: 1- Muitos profissionais de ensino superior não têm fluência na língua estrangeira (inglês); 2 - Profissionais que preferem trabalhar nas empresas de grande porte; 3- Falta de investimento na preparação de back up's por parte das empresas; 4- As grades curriculares dos cursos não contemplam os aspectos comportamentais de liderança.
O resultado desta pesquisa será divulgado ao Governo do Estado, Indústria e Universidades.
Na oportunidade, o diretor geral do CEULM, Valdemar Sjlender, fez a apresentação do Projeto Rede ULBRA de Inovação (ULBRATECH), que tem a proposta que congrega as incubadoras e os parques tecnológicos das 15 unidades da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A implantação do projeto passa por diversas fases de acordo com as necessidades e a realidade de cada região.
Conhecimento. Quem tem, vai além.
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos