CEULM ULBRA realiza 1º Encontro com Polo Industrial de Manaus
Na última sexta-feira, 07, o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM ULBRA) reuniu, no auditório Magdalena Arce Daou, alunos, professores e representantes do Polo Industrial de Manaus para discutirem sobre: "Liderança, formação e empregabilidade".
A finalidade do encontro, segundo a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do CEULM, Fernanda Lúcia, "era promover um momento de apresentações e discussões relacionadas à formação e propostas de ações que possam contribuir para a qualificação de mão de obra no polo industrial de Manaus", disse.
Um dos convidados presentes, Franklin dos Santos, representou do senhor Ocimar Melloni, responsável pela pesquisa feita nas indústrias da capital amazonense. Na oportunidade apresentou resultado da pesquisa sobre a relação dos profissionais de nível técnico e superior com princípios estratégicos de contratação.
De acordo com a pesquisa há uma projeção de demanda para os próximos 3 a 5 anos de vagas de contratação para o nível superior. Para imediato há a necessidade de 685 vagas e para a projeção de 3 a 5 anos, 868 vagas. Porém, Franklin ressalta a dificuldade de contratar mão de obra local, tendo que importar profissionais de outros Estados.
Ainda sobre a pesquisa, foram apontadas as principais dificuldades na hora da contratação: 1- Muitos profissionais de ensino superior não têm fluência na língua estrangeira (inglês); 2 - Profissionais que preferem trabalhar nas empresas de grande porte; 3- Falta de investimento na preparação de back up's por parte das empresas; 4- As grades curriculares dos cursos não contemplam os aspectos comportamentais de liderança.
O resultado desta pesquisa será divulgado ao Governo do Estado, Indústria e Universidades.
Na oportunidade, o diretor geral do CEULM, Valdemar Sjlender, fez a apresentação do Projeto Rede ULBRA de Inovação (ULBRATECH), que tem a proposta que congrega as incubadoras e os parques tecnológicos das 15 unidades da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A implantação do projeto passa por diversas fases de acordo com as necessidades e a realidade de cada região.
Conhecimento. Quem tem, vai além.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado