Projeto Ionosfera do CEULM ULBRA leva aluna a defender artigo em V Simpósio na Bahia
Direita pra esquerda: Verônica Rego, Karyane Meazza, Matheus Pietzsch, Alan Ferreira, Newton Lima e Kaio Barbosa.
Na última sexta-feira, 23, a aluna do 6º período do curso de Engenharia Química, Verônica Ingrid Zuim Rego, embarcou rumo a Salvador na Bahia para defender três artigos do Projeto Ionosfera no V Simpósio Brasileiro de Geofísica da Sociedade Brasileira de Geofísica, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro.
Além de seu artigo, cujo título é: "Um breve estudo de uma tempestade Magnética e a Formação de Bolhas de Plasma da Região Amazônica sobre Manaus", Verônica também está levando para o evento outros artigos, um sendo de autoria do professor Newton Silva de Lima, Doutorando em Clima e Ambiente no Inpa e Pesquisador do Projeto Ionosfera com o título "Primeiras Análises Estatísticas do Experimento ATTO".
O segundo artigo chama-se: "Observação em Manaus de uma Tempestade Magnética Utilizando GPS (abril 2012)", desenvolvido pela aluna do 4º período do curso de Engenharia Química, Karyane Meazza.
Foram inseridos quatro projetos para o Simpósio, dos quais três foram aceitos. Um dos pesquisadores do projeto, professor Newton, que também submeteu seu artigo, afirma que "Verônica está muito bem preparada para defender os nossos artigos", disse.
Em entrevista, Verônica falou sobre o que sentia: "O que sinto hoje é um sentimento de extrema responsabilidade porque primeiro eu estou carregando o nome de pessoas muito importantes, que é do professor Newton, a Karyane e o nome da ULBRA. Nós estamos representando a ULBRA Manaus, num evento que eu diria de uma abrangência Mundial. Eu estou bastante curiosa, porque é a primeira vez que eu participo de um evento assim. E ter um artigo meu num evento como esse, é uma vitória, uma conquista e estou muito contente", declarou.
Para Karyane Maezza ter seu artigo aceito representa muita responsabilidade. "Esse é meu primeiro artigo. Para mim está sendo muito importante, uma experiência ímpar e um aprendizado continuo com o professor Newton. Ele é um excelente profissional e eu me inspiro muito nele.", declarou a aluna.
SOBRE O PROJETO IONOSFERA
Iniciado no dia 2 de agosto de 2002, o projeto que já tem 10 anos de pesquisa, busca estudar o comportamento das ondas de gravidade e distúrbios viajantes, através de análise de ionogramas em períodos geomagneticamente calmos e perturbados do ciclo solar na ionosfera e atmosfera superior, sobre a cidade de Manaus (2,9oS,60oW).
Os professores que orientam o projeto são: Alan dos Santos Ferreira (Engenheiro Ambiental); Kaio Rafael de Souza Barbosa (Sistema de Informação) e Newton silva de Lima (Engenheiro Ambiental).
Conhecimento. Quem tem, vai além.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado