CEULM tem projetos aprovados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado
A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM contemplou o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM ULBRA) com a aprovação de dois projetos submetidos pela Instituição.
Um dos projetos cujo título é "Avaliação de Metodologia para Pós-Colheita de Plantas Aromáticas da Amazônia" tem como pesquisadores o Doutor em Engenharia de Processo, Professor Nazareno Pina Braga e o Doutorando em Engenharia Elétrica, Professor Weverson dos Santos Cirino.
O projeto tem como objetivo validar uma metodologia de pós-colheita para plantas aromáticas medicinais da região amazônica. De acordo com o professor Nazareno, o projeto que é inovador trará diversos benefícios para a região. "Fiquei surpreso ao saber que não existe uma metodologia para esse tipo de processo, pois é fundamental e traz vários benefícios à região, bem como possibilitará a participação de alunos no projeto e suscitando-os para a área de pesquisa", disse o professor.
Participando do projeto, o professor Weverson Cirino falou como atua no projeto "Nesse processo de secagem, na metodologia existem algumas etapas que é a identificação, o controle, a secagem e depois disso tudo, a pós-colheita. E nisso, estaremos implantando um processo digital, com uso de equipamentos eletrônicos através do qual estaremos controlando esse tipo de secagem", enfatizou o professor.
Outro projeto aprovado pela Fundação chama-se: "Elaboração de uma Caderneta de Perfis de TEC e S4 em Manaus 2011 e 2013, Geração, Evolução e Dinâmicas das Irregularidades Ionosféricas na Região Equatorial com dados de GPS (novAtel-G2 GPStation)", coordenado pelo prof. MSc. Newton Silva de Lima e com a participação do prof. Alan dos Santos Ferreira.
De acordo com o professor Alan "O projeto que já existe há 10 anos, busca estudar o ciclo solar, especificamente o ciclo de 11 anos do sol, onde se destaca o período de atividade mínima e máxima do sol para identificar a maior concentração de bolhas de plasmas que são criadas naturalmente pela emissão da radiação ultravioleta em direção a Camada de Ozônio ocasionando interferências nos sistemas de equipamentos de telecomunicações", disse o professor.
Acrescentando sobre a importância da aprovação desses projetos para o CEULM, a Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Professora Sônia Lemos, afirma que essa conquista é importante para a consolidação dos grupos de pesquisa da Instituição e estimula a iniciação científica a partir da inserção de alunos nos projetos. "Os pesquisadores passam a ter recursos para desenvolvimento de seus estudos e produção de conhecimentos, além daqueles já investidos pela Instituição. É muito importante contar com as agências de fomento à pesquisa, como a FAPEAM, para ampliar e continuar projetos de pesquisa que trazem grande contribuição na geração de informações sobra a região", afirma a professora.
ULBRA. Conhecimento. Quem tem, vai além.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado