Gerente de Esporte da ULBRA conclui ciclo de palestra com tema: "A Inclusão da Mulher no Futebol"
"A Inclusão da Mulher no Futebol", foi com esse tema que o Professor Jober Teixeira Junior, especialista em Futebol e Futsal, além de Comentarista Esportivo e Gerente de Esportes Universitário da Ulbra, finalizou o ciclo de palestras na última quarta-feira, 19, no auditório Magdalena Arce Daou do Centro Universitário Luterano de Manaus --CEULM ULBRA.
De forma descontraída, o professor relatou os aspectos históricos do futebol, a influência do esporte na sociedade, além da participação da mulher na atividade desportiva.
"Por muito tempo vivemos numa era que as mulheres eram avaliadas como o sexo frágil na sociedade. Alguém que nasceu para casar, ter filhos ou apenas viver dentro de casa para cumprir as atividades domésticas, como lavar, passar e cozinhar. Para quem viveu e ainda vive até hoje, sabe que até quase a metade do século 20, a mulher sequer podia sair de casa sozinha para tomar algum cafezinho nas lanchonetes da esquina do seu bairro. Durante muito tempo a mulher sofreu duras opressões, rejeição e exclusão por parte da sociedade nos mais diversos setores." Disse o professor.
No esporte somente algumas atividades físicas eram praticadas pelas mulheres. O vôlei, por exemplo, era considerado um esporte feminino até meados da década de 70. "Não existia times de vôlei masculino, pois a atividade desportiva não era praticada como vemos hoje de forma bruta. Era uma atividade light, sem força, apenas de toques e passes entre a equipe e as adversárias. Assim como os homens não praticavam o vôlei, as mulheres não praticavam o futebol por ser um esporte com comportamento bruto" Enfatizou Jober.
Continuando o Palestrante concluiu: "Porém com o surgimento de novas regras no futebol, onde antes o comportamento bruto que era uma das principais características praticadas, com a nova regra tal procedimento deixou de existir. O primeiro país a pensar e por em prática a inserção da mulher no futebol foi a Inglaterra no início do século 20. O Brasil adotou a prática somente a partir da década de 50." finalizou
O esporte surgiu na China por volta de 3000 a.C, onde os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos.
Na oportunidade Jober lançou o livro de própria autoria: "Mulheres no Futebol: A inclusão do charme."
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos