Aula Magna: diretora-presidenta da FAPEAM estimula acadêmicos de Direito do CEULM ULBRA a investirem na iniciação científica
"Um caminho de qualificação de excelência". Esta foi a frase que o coordenador do curso Direito do CEULM ULBRA, Gustavo Flores, usou para resumir o estímulo dado por parte da diretora-presidenta da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Amazonas, Maria Olívia Simão, aos acadêmicos do curso durante a Aula Magna, no Auditório Magdalena Arce Daou, nesta segunda-feira, 5 de março.
Simão foi convidada para explanar sobre "O Papel da Pesquisa Científica no Estado do Amazonas" e, por meio de gráficos, evidenciou o quanto é carente, promissor e importante a atuação do profissional de direito na Iniciação Científica, principalmente na região Norte do Brasil.
"Não há concurso público para todo mundo. Se vocês conseguirem trabalhar novas correntes ideológicas quem ganha é a sociedade com a formação de profissionais mais críticos e preocupados com a aplicação de novas linhas de ações necessárias para o desenvolvimento da região. É muito importante que vocês comecem a despertar para essa possibilidade real de atuação que visa solucionar questões que a sociedade necessita que sejam resolvidas", estimulou Simão.
Segundo a palestrante, na área do Direito há um grande leque de atuação e a FAPEAM possui apenas 11 grupos de pesquisa cadastrados.
A iniciação científica representa o incentivo e a introdução à pesquisa e ao desenvolvimento de novas idéias pelos acadêmicos das mais diversas áreas.
A atividade consiste na realização de um trabalho de pesquisa, de acordo com as linhas de pesquisa dos departamentos nas universidades, sob a orientação de um docente da faculdade com título mínimo de doutor. A iniciação científica tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e para o convívio com o procedimento e a metodologia adotados em ciência e tecnologia.
Os alunos têm a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e despertar a vocação científica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. São favorecidos especialmente os acadêmicos que visem, em princípio, continuar sua formação em cursos de pós-graduação.
"É importante que vocês não parem a trajetória acadêmica de vocês. Saiam da graduação e enveredem logo pela pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Aos que tem aptidão para a docência e pesquisa, têm aí um campo maravilhoso para trilhar", orientou Simão colocando-se a disposição para outros esclarecimentos e divulgando o site: www.fapeam.am.gov.br para consulta, orientação e acompanhamento das notícias referentes à Fundação.
A Aula Magna foi sugerida pelo professor Ricardo Menna Barreto e contou com o apoio do coordenador do curso, Gustavo Flores, da professora Gabriela Kolling e do Centro Acadêmico do curso (CAD), representado pelo presidente, Fernando Spinoza.
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos