Em defesa da água acadêmicos do CEULM ULBRA participam de "invasão ambiental" em algumas salas da instituição e ensinam como cuidar deste bem tão precioso. Programa "Na Festa.com" registrou tudo!
Cronômetros sincronizados, equipes definidas, folders distribuídos e pronto: o que poderia ser 15 minutos de fama, se transformaram em 15 minutos de conscientização em defesa do bem mais valioso da terra, a água. E foi por meio da atividade "Oficina de Sensibilização Ambiental: Dia Mundial da Água" que acadêmicos de todos os cursos do CEULM ULBRA participaram de uma ação pelo dia comemorado, 22 de março. A atividade contou com a cobertura exclusiva do programa "Na Festa.com" que tem transmissão pelo Amazon Sat e é apresentado pelo jornalista Adão Gomes e tem como cinegrafista, Alexandre Sato.
Sob a responsabilidade do coordenador de Engenharia Ambiental, Graciélio Queiroz de Magalhães, alunos voluntários de vários períodos e de todos os cursos da instituição estão engajados no protejo que objetiva por meio de palestras, mini-cursos, gincanas, visitas, etc, promover a sensibilização ambiental em toda a comunidade acadêmica durante todo o ano.
"Trata-se de uma atividade multidisciplinar que permite o envolvimento de alunos e professores de todos os cursos do CEULM ULBRA, em assuntos diretamente ligados à preservação ambiental e que afetam a sociedade. A ideia é aproveitarmos datas especiais como dias da água e floresta, por exemplo, e promovermos ações de conscientização", justificou Magalhães agradecendo a participação dos alunos envolvidos e dos professores Allan Ferreira, Andrea Farias, André Luis Willerding, José Olavo Braga, Paulo Rodrigues Souza, Paulo Ricardo Farias e Kedma Yamamoto.
"Dificilmente nós temos oportunidade de tratarmos de um assunto tão sério como este e com tanto embasamento e curiosidades como relataram os acadêmicos. Transmitir essa ação por meio do Amazon Sat para vários lugares do mundo será muito interessante. Eles precisam saber que aqui estamos preocupados com o meio ambiente e por meio de atitudes, aparentemente inusitadas, como essa invasão ambiental, nós estamos levando conscientização à sociedade", analisou Adão Gomes acrescentando que baterias e pilhas também contaminam rios e igarapés fato este que o levou a criar o projeto "Giro Ambiental" que recolhe tais objetos para um destino correto, mas isso é assunto para outra matéria. Aguarde!
No Amazon Sat o programa vai ar as segundas e sextas-feiras às 23h.
O que você precisa saber
A água é fonte de vida, um recurso natural inigualável e indispensável para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantém em equilíbrio os ecossistemas.
A ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, pois auxilia na prevenção de doenças entre elas calculo renal, infecção urinaria, etc.
O Brasil é o país mais rico do mundo em termos de reservas hídricas, contendo 13, 7% da água doce disponível no planeta, detentor da maior área úmida continental, o Pantanal e as mais extensas florestas alagadas, a Amazônia.
É possível saber cuidar, usufruir e gerir este recurso de forma consciente adotando simples condutas. Eis algumas dicas que acadêmicos como Rodrigo Sarri, Adriana Costa, Elizimar Moura e Daniele Braga, levaram aos colegas:
- Diminua o consumo no banho. Tome banhos mais rápidos e enquanto estiver ensaboando o corpo ou os cabelos desligue o chuveiro;
-Feche a torneira para escovar os dentes. Evite deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Esta medida diminui o consumo em pelo menos 2 litros;
-Diminua a quantidade de vezes que aciona a descarga. Não use o vaso sanitário como lixo por a cada vez que isso acontece são consumidos entre 10 e 14 litros de água em seis segundos;
-Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça. Em apenas 15 minutos com ela aberta são desperdiçados 117 litros de água. Desta forma, antes de lavar a louça, tire todo o excesso de comida, ensaboe tudo e somente depois enxágue.
-Evite lavar pouca roupa, junte uma quantidade grande para ligar a máquina. Além disso, procure usar a água que saí da máquina para limpar o quintal, cozinha e banheiro , uma vez que já está com sabão.
Para que a economia seja ainda maior, substitua o uso da água quando possível. Por exemplo, não use a mangueira para varrer a calçada.
E eles recomendam...
"Temos que atentar para essas questões e usarmos a água conscientemente" (José Gilberto -- Engenharia Civil)
"Temos certeza que nossos colegas vão receber as orientações de braços abertos e aderir ao projeto. Nossa ação, por ser impactante e ser um assunto que diz respeito a todos, vai ficar na memória" (Leonardo Bemergui -- Engenharia Ambiental)
"Desejamos ter sensibilizado o máximo de alunos quanto ao uso adequado da água que é um recurso finito, mas precisa de cuidados" (Emerson Bacury -- Engenharia Mecânica)
"Foi muito boa a recepção dos colegas e os grupos conseguiram passar a mensagem do uso racional da água" (Gisele Calderado -- Engenharia Ambiental)
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado