21/03/2012 13:22
- ULBRA MANAUS
CEULM ULBRA comemora 20 anos de história na região amazônica e acadêmicos destacam qualidade de ensino da instituição e projetos sociais
Fotos: Cleyton Firmo
Uma festa discreta com direito a bolo, guaraná, bênçãos do pastor, descerramento de placa, tapete vermelho e coral das jovens alunas da ULBRATI (Ulbra Aberta à Terceira Idade). Foi desta maneira que o Centro Universitário Luterano de Manaus comemorou, nesta terça-feira, 27 de março, o aniversário de 20 anos de atuação no Amazonas, contribuindo para a disseminação de uma educação de qualidade na região Amazônica. Até aqui, a instituição formou, exatamente, 6.027 alunos e disponibilizou ao mercado de trabalho, profissionais bem preparados e comprometidos com o bem estar social e a preservação do meio ambiente.
Sob o comando do diretor-geral do CEULM ULBRA, Marcos Paulo Cereto, a solenidade transcorreu em um clima de muito carinho e atenção, reunindo professores, colaboradores, alunos e ao final, todos em volta do bolo gigante para o tradicional parabéns.
Antes, porém, coube ao Coral da ULBRATI, liderado pela coordenadora do projeto, Sonia Lemos e regência do professor Ely Lemos, a apresentação da música "Amigos Para Sempre", canção esta que ficou famosa pela interpretação do cantor Agnaldo Rayol. O Coral contou ainda com a participação do aluno de Engenharia Química, Mateus Rocha e do capelão do CEULM, pastor Gerson Dieter Prates.
Durante toda a semana, os alunos do projeto se prepararam, em segredo, para a solenidade e não escondiam a ansiedade pela festa. Foi o caso das jovens Maria Luiza Marques, de 89 anos, e Ana Olímpia, 61, respectivamente, mãe e filha. Ambas fazem parte da ULBRATI desde o início em 2001.
"É importante porque é um momento de soltar a voz, de se liberar, de voltar a ser criança sem vergonha de ser feliz e também nos tornar mais unidas", contou Olímpia.
"Desde que iniciei no coral não penso em sair, pois estudo e participo, pois é um relaxamento e um momento prazeroso de estar na companhia das amigas", completou Marques.
A ULBRA Aberta à Terceira Idade é um dos projetos de responsabilidade social desenvolvido no CEULM e que promove atividades lúdicas e recreativas, onde o grupo interage por meio de atividades físicas, jogos, dança, canto, informática e uma série de atividades que promovem a autoestima, o bem-estar físico e por consequência reflete no aspecto psicológico.
"Nós gostamos muito do que nos é ensinado na instituição. E, em meio a tantas adversidades no mundo, a ULBRA tem se destacado com novas alternativas de ensino, projetos sociais, como a ULBRATI, entre outros", reconheceu a acadêmica do 6º período de Engenharia Química representando o grupo formado também por Evanilson Santos, Raquel Teles e Nelson Luís.
Alunos destacam qualidade de ensino do CEULM ULBRA
O acadêmico de Engenharia Elétrica, Ivan Ferreira, iniciou no CEULM no curso Telecomunicações e cursou até o 6º período. Por motivo de força maior teve que desistir, mas graças a Deus e aos estímulos dos professores da instituição, ele deu a volta por cima e conseguiu se firmar em outro curso.
"A instituição me ensinou a caminhar novamente. E a motivação por parte dos professores foi fundamental e impediu que eu desistisse. Ela prepara muito bem o aluno para o mercado de trabalho que é muito exigente e, por isso, ela tem que ser exigente também, prezando pela qualidade. E isso faz toda a diferença no mercado", analisou.
Na opinião da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Daniela Machado, o sentimento do CEULM ULBRA por seus alunos é materno.
"O CEULM contribui com a realização dos nossos sonhos. É como se ela fosse nossa mãe que nos ensina os primeiros passos para nossa profissão", disse.
"E é com muito orgulho que fazemos parte da família ULBRA. Parabéns por esses 20 anos", completou Raimundo Santos, aluno de Logística.
"Eu sinto um carinho enorme pela universidade. Porque aqui estou aprendendo muita coisa importante para minha profissão, e a academia esta me abrindo muitas oportunidades", reconheceu Renan Cesar, também de Logística.
"O CEULM ULBRA é um grande marco na minha vida e sempre será. Eu nunca vou esquecer esta instituição e o que eu puder fazer para levar o nome dela onde eu for, o farei. Sou muito grata por tudo que ela tem me proporcionado", agradeceu Zandora Rios, aluna de Administração.
2012 -- CEULM ULBRA -- 20 Anos de contribuição na Amazônia
Em 1984, desembarcavam no aeroporto de Manaus, dois missionários luteranos: os reverendos Arno Schropfer e Luiz dos Santos com a missão de criar uma Comunidade Evangélica Luterana nesta cidade. Em 4 de novembro deste ano, a incumbência realiza seu primeiro culto em um casarão de madeira no bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade.
Em agosto de 1988 foi definida a área para a construção do Campus da ULBRA na capital amazonense. Da construção ao início das atividades educacionais de primeiro, segundo e terceiro grau (à época), criou-se a Escola Concórdia e os cursos pioneiros no Estado, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. As aulas iniciaram em 5 de março de 1992.
A Universidade Luterano do Brasil (ULBRA) realizava, então, o grande sonho de "desbravar" a Amazônia e contribuir com o desenvolvimento da região mais importante do mundo, por meio do seu Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, criado em 29 de janeiro de 1996.
Em 27 de março de 2001, no uso de sua atribuição, o presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, por meio do Decreto 2.306, transforma o Instituto Luterano em Centro Universitário Luterano de Manaus, mantido pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, com sede em Canos, Estado Rio Grande do Sul.
Visionária, a instituição trouxe ao Amazonas mais três cursos pioneiros como Construção Naval, Logística, Engenharia Ambiental tornando-se, assim, referência também nestes segmentos.
27 de março de 2012, o CEULM ULBRA comemora 20 anos de atuação na Amazônia, disponibilizando mais de seis mil profissionais ao mercado de trabalho. Garantindo assim, que seu compromisso em formar cidadãos mais conscientes e preocupados com o desenvolvimento da região, seja sinônimo da busca e colaboração por um meio ambiente melhor para todas as gerações.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado