Pioneirismo: CEULM/ULBRA forma a primeira turma de Enfermagem
Uma solenidade que entrará para a história da ULBRA. Na última sexta-feira, 19 de agosto, o Salão de Atos Martinho de Lutero foi palco do pioneirismo no curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA). A turma recebeu o nome da professora e enfermeira, Ana Beatriz Diógenes Cavalcante, e é a primeira do curso de enfermagem a se formar na instituição.
Presentes na cerimônia o diretor geral do CEULM, Marcos Cereto; o secretário-geral, Madson Denes Romário de Lima; o pastor Ingo Pietzch; a paraninfa da turma, professora Aderlaine Sabino; o coordenador do curso, Darlisom Sousa Ferreira; a homenageada, Ana Beatriz Diógenes Cavalcante; e o patrono da turma, Messias Cursino, vice-prefeito de Parintins.
"É uma satisfação e realização pessoal ver agora os enfermeiros que buscaram seus objetivos, correram atrás e alcançaram", contou emocionada a paraninfa.
Dentre os formandos duas eram esposas de funcionários da ULBRA, um deles, Jocimar Vasconcelos de Souza, também foi homenageado pela turma, tentou traduzir em palavras o sentimento deste dia marcante na vida dos formandos, familiares e amigos.
"Este é um dia especial, não só para ela (esposa de Jocimar, Francinete), mas para mim também. São quatro anos que se encerra no dia de hoje. É especial para toda a família", relatou.
Entre onze enfermeiros, um era o único homem da turma. E falou sobre a peculiaridade de ser a minoria na área.
"É gratificante, historicamente o curso é composto por uma maioria significativa de mulheres, mas no mundo globalizado no qual vivemos nós, homens, conquistamos também um espaço para trilhar esse caminho por ter uma vocação ou pelo mercado de trabalho concorrido. Juntei um pouco de cada e estamos agora aptos para trabalhar e dar o melhor de nós" ressaltou Flávio Sousa.
A professora e enfermeira que deu o nome a turma, Ana Beatriz Diógenes Cavalcante, foi a primeira coordenadora do curso no CEULM/ULBRA e participou do início da caminhada dos novos enfermeiros, portanto, não foi esquecida e teve sua devida homenagem.
"Fui a primeira coordenadora do curso e foi muito emocionante. Eu estava no Ceará e vim somente para esta formatura. Fico grata e feliz por terem lembrado de mim", agradeceu enxugando as lágrimas que "rolaram" durante todo o evento.
Emoção do começo ao fim da cerimônia. Houve até quem brincou dizendo que "se alguém passasse mal durante o evento, não haveria um enfermeiro tranqüilo para socorrer".
"Ficará a saudade. A lembrança de tantos anos juntos. Sairemos daqui pessoas novas e com um pouco de cada. Com a delicadeza da Adriana, a firmeza da Ana Cristina, a sutileza da Antonia, a capacidade de agir da Elcione, a superação da Ercília, a determinação do Flávio, a garra da Francinete, a destreza da Mirna, a coragem da Thaís e o entusiasmo da Vera. Encerramos com louvor uma fase da nossa vida, na certeza que com amor e dedicação teremos êxito em nossa caminhada, que nossa maior recompensa seja o sorriso e os olhos brilhando de quem cuidarmos", resumiu a oradora da turma e também maior coeficiente acadêmico do curso, Gabriele Medeiros que recebeu o Mérito Acadêmico por sua dedicação aos estudos.
"Agora, colegas concluintes, somos instrumentos de transformação social, recriando adequando e implementando a prática nos serviços de saúde. Somos responsáveis pela concretização de um Sistema Único de Saúde verdadeiramente universal e equânime", refletiu o coordenador do curso, Darlisom Ferreira.
PASSAGEM DA LÂMPADA
"Lâmpada para meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho", foi com esta citação bíblica que o pastor Ingo Pietzch, se referiu aos novos enfermeiros. O versículo dos Salmos 119 antecipou a cerimônia tradicional de passagem do ícone da profissão: a lâmpada.
Adriana Correa, representante da turma que concluiu grau repassou o objeto a um dos formandos da próxima turma, Anne Resuto. Ambas se comprometeram, em nome das respectivas turmas, a mantê-la acessa para defender seus ideais em benefício da humanidade.
A história da passagem foi contada ao público pelo coordenador do curso.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra