CEULM forma 10ª turma de Direito em "clima de aula da saudade". Assunto: Ética!
Fotos:Esdras Formaturas
O que era para ser só uma colação de grau acabou virando uma verdadeira aula de ética pós-formatura. E foi nesse clima de "aula da saudade" que o Centro Universitário Luterano de Manaus, formou no último dia 16 de setembro, a 10ª turma de Direito da instituição que agora contabiliza 370 bacharéis egressos do CEULM ULBRA.
"Ao longo dos meus 16 anos de bacharel em Direito, eu nunca vi uma solenidade que trouxesse tanta lição de ética e fé como está colação de grau. Nunca havia presenciado discursos com mensagens de tanta utilidade para nossas vidas. A lição que devemos levar pra casa se baseia nos discursos, principalmente, do Pastor Sérgio Becker e da paraninfa da turma. Sem fé e ética nos não chegaremos a lugar nenhum. E eu não conheço nenhum profissional de sucesso na história que não tenha trilhado esses caminhos", declarou o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, Alberto Simonetti Cabral Neto.
De acordo com ele, o Brasil é o terceiro país do mundo em advogados com 750 mil e perde apenas para Estados Unidos e Índia.
"Hoje vocês fazem parte de um grupo seleto, de um exército de mais de 700 mil. No Amazonas são mais de oito mil. Isso sem dúvida é uma felicidade não só para vocês e seus familiares, mais para a instituição. E hoje é um dia especial porque abrimos nossa casa para prestarmos conta com a sociedade", disse o diretor geral do CEULM, Marcos Paulo Cereto.
"Vocês são privilegiados. Vocês realizaram o sonho de milhões e serão as pessoas que não farão a justiça, mas trarão a justiça para o nosso país. E essa justiça esta no livro que vocês receberam nesta colação. No livro que contem também a verdade e a ética do nosso maior bacharel em Direito: Jesus Cristo", falou o capelão da instituição, Pastor Sérgio Becker, referindo-se a Bíblia que os formandos recebem no ato da colação.
"Ética é aquilo que torna bom o que é feito e quem o faz, ou seja, exercendo nossa profissão com ética, cumprindo o nosso código específico e nosso juramento, faremos sempre o melhor em nosso trabalho e, consequentemente, teremos uma sociedade mais justa", disse em discurso, o orador da turma, Anderson Lincoln Vital.
E já que quase todos os intelectuais da ética, moral e bons costumes foram lembrados na cerimônia, foi com uma citação de Gandhi, que o coordenador do curso, Gustavo Flores, se reportou aos novos bacharéis em Direito.
"Se eu pudesse deixar algum presente a vocês, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. Deixaria para vocês, se pudesse, o respeito. Aquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho e a ação. E quando tudo mais faltasse, para vocês eu deixaria um segredo: o de buscar no interior de si mesmo, a resposta para encontrar a saída", concluiu.
E para eternizar na memória e na internet a "aula da saudade" especial de formatura, publicaremos na íntegra o discurso da paraninfa e nome da turma, professora Carla Maria Luniére Azevedo.
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos