Mensagem da Capelania:"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele"
Amigos e amigas caros!
O dia mundial da criança é oficialmente no dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como o dia universal das crianças por ser a data em que foi aprovada a declaração dos direitos da criança. A data efetiva, porém, varia de país para país.
No Brasil, na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de Outubro foi oficializado como o dia da criança pelo presidente Arthur bernardes.
Entretanto, apenas em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson para lançar a campanha do "Bebê robusto" e aumentar suas vendas, é que data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo e desde então o dia as crianças é comemorado com muitos presentes.
A criança nos tempos antigos tinha uma importância muito grande. Eram preparadas para perpetuar a fé de um povo, enfrentar o inimigo e assumir postos de relevância no âmbito social, político e religioso de seu povo ou seja, era a garantia do futuro de uma nação.
Com o tempo esta importância foi se perdendo aos poucos. As crianças e as mulheres foram relegadas a um segundo plano. Foram privadas de seus direitos. Esquecidas pelo mundo e exploradas pelos adultos. Inclusive nos dias de hoje!
Com a vinda de Jesus Cristo muitas coisas mudaram inclusive o cuidado e proteção das crianças. Foram resgatadas pelo Mestre e encorajadas por sua fé e esperança no mundo em que viviam. Quando Jesus diz: "Deixai vir a mim os pequeninos porque dos tais é o Reino de Deus", quer ressaltar o valor das crianças principalmente no que tange a fé inocente, pura e repleta de confiança e convicção. Algo muito valioso e que se perdeu há muito no mundo dos adultos onde predomina a retórica e o cinismo, a incerteza e falta de confiança no ser humano, as mágoas e ressentimentos, a falta de amor, uma vida egoísta e tremedamente individualista e frustrante.
Não foi em vão que Jesus insistiu para que as pessoas mudassem suas vidas e voltassem a ser crianças. Crianças nos relacionamentos, no amor, carinho, companheirismo e amizade. Crianças na busca de um novo mundo mais humano, feliz e saudável. Crianças com sonhos e expectativas. Crianças capazes de transformar e descomplicar a vida!
Duas palavrinhas:
Ensino: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6
Mudança: E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. Mateus 18.4
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra