Nem dá para arrepiar: Leia o que você não sabe sobre os próximos feriados!
Amigos e amigas caros!
Nem dá para arrepiar!
O que envolve o feriado de finados são as muitas informações que podem confundir alguém que não esteja por dentro da história e cultura dos povos antigos e sua religiões.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival celta, o samhain, celebrado neste período que marcava o fim do verão. A origem pagã, por seu lado, tinha como objetivo dar culto aos mortos. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus antigos lares e guiar seus familiares rumo ao outro mundo.
No século IV a igreja da Síria consagrava um dia para festejar "todos os mártires" . Séculos mais tarde, Bonifácio IV renomeou como o dia de "todos os santos" dedicado a todos que precederam na fé cristã. A festa tornou-se universal e ganhou uma celebração verpertina ou vigilia no dia anterior (31 de Outubro). Esta vigília traduzida para o ingles era chamada de All Hallow's Eve(véspera de todos os santos)
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas talvez tenha começado na idade média no período da inquisição quando eram condenados homens e mulheres considerados curandeiros,pagãos e feiticeiros. Fatos históricos que perpetuaram o folclore do dia das bruxas ou o Halloween. Nem dá para arrepiar! Não são muitos que estão preocupados com o dia das "bruxas" a não ser uma disposição enorme de fazer brincadeiras e extravasar suas fantasias mais exóticas. "Doces ou travessuras?"
Esta é de arrepiar!
Martinho Lutero neste dia fixou suas 95 teses contra as indulgências (cartas que garantiam perdão e livramento do inferno) nas portas da Igreja de wittemberg na Alemanha. Deu início ao que a história chama de "Reforma Protestante". As 95 teses de Martinho Lutero foram baseados no que a história chama de três solos. Sola fide (somente a Fé) sola scriptura (somente a escritura) e sola gratia (somente a graça). Não era nenhuma novidade em termos de cristianismo . Mas arrepiou e ainda hoje arrepia! Arrepiou e arrepia os vendedores da graça barata, dos que enchiam e enchem seus cofres manipulando os medos e angústias de um povo inculto e sem conhecimento. Arrepia aqueles, que ainda hoje, enganam multidões através de uma pregação que nada difere do século XV e anteriores. Arrepia as criaturas que se colocam no lugar do criador.
Lutero redescobriu o grande amor de Deus pelos pecadores e sua enorme disposição de reconciliar-se com seus filhos amados. Seu amor não arrepia. Conforta!
Duas palavrinhas:
Graça: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésio 2.8,9
Fé: Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2.4
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra