Enfermagem promove ação pelo "Dia Mundial de Luta Contra a Aids" no CEULM
O curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM ULBRA), ao comando do coordenador do curso, Darlison Ferreira e da coordenadora adjunta, Aderlaine Sabino, realizou nesta quinta-feira, 1 de dezembro, ação de conscientização pelo "Dia Mundial de Luta Contra a Aids".
"Munidos" de camisinhas masculinas e femininas, panfletos informativos, do simbólico lacinho vermelho e muita disposição, alunos e professores do curso, abordaram a comunidade acadêmica propagando os cuidados que devemos ter com relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
"No mundo de hoje é fundamental esse tipo de ação em todos os campos da sociedade, inclusive em nosso ambiente acadêmico. Até porque todos conhecem os malefícios das DSTs, inclusive da Aids, mas o sentido real acredito que não chegou tão perto quanto se imagina. Até porque as pessoas nunca acham que vai acontecer com elas, principalmente as pessoas mais jovens", analisou a acadêmica do curso Psicologia, Alessandra Esper, em nome de seus colegas Jéssica, Yone, Raquel, Mayara, Carla, Thiago e Rui que aproveitaram o intervalo de aula para participar da ação.
A preocupação dos futuros psicólogos é nacionalmente compartilhada por meio do Ministério da Saúde. Na opinião do titular da pasta, ministro Alexandre Padilha, os jovens brasileiros que não viveram a luta contra a Aids nos últimos 20 anos, não desenvolveram a consciência da prevenção.
"Por isso, nós temos que ter cada vez mais estratégias de comunicação, de mudança de atitude, entender, cada vez mais, os meios onde esse setor se comunica. Ações diretas para dialogar com esses jovens", afirmou o ministro em entrevista nesta quinta-feira ao Portal Voz da América.
"Nossos dados mostram que 95% da população brasileira sabem que a melhor forma de impedir a transmissão do HIV é o sexo seguro, é o uso da camisinha, mas precisamos ter ações, cada vez mais diretas, para mudar essa atitude entre os mais jovens no nosso país," completou Padilha.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de novos casos da doença continua aumentando entre os jovens, sobretudo os homossexuais e as mulheres.
Segundo a coordenadora adjunta do curso, o Ministério da Saúde pode continuar contando com o apoio do CEULM ULBRA para estas e outras ações relacionadas ao bem estar da sociedade.
"E como o ano letivo iniciará mais cedo em 2012, já estamos articulando as ações que antecederão o carnaval, por exemplo. Graças a Deus a receptividade da comunidade acadêmica da instituição é sempre muito boa e isso nos estimula a seguirmos em nossas ações de conscientização", considerou Sabino.
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos