Empreendedorismo: Acadêmicos de Administração criam seu próprio negócio
Os alunos do 8º período do curso de Administração do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) realizaram exposições de 'projetos empresariais', idealizados pelos próprios acadêmicos, estimulando, assim, o pensamento empreendedor e buscando problemas a serem resolvidos.
Segundo o professor e coordenador de atividades, Ely Lemos, a ideia partiu dos próprios universitários nas aulas de administração de vendas. "O objetivo é despertar o espírito empreendedor, buscando oportunidades para os alunos na própria ULBRA", disse o professor.
No dia da exposição, 02 de dezembro, foram apresentados protótipos de projetos de empresas no campo de serviço e vendas. Todo um trabalho de pesquisa foi desenvolvido na elaboração da exposição e na criação das 'empresas'. Foram feitas pesquisas de mercado e o estudo minucioso do "P": Praça; Preço; Produto e Promoção.
"Hoje nós temos três grupos de alunos fazendo a apresentação de suas 'empresas'. E o importante é que a finalidade está sendo alcançada, pois diante dos desafios propostos eles conseguiram montar o seu próprio negócio, alguns pretendem até levar a diante o projeto e montar parcerias futuras", comentou Lemos.
A 'empresa' Renda-se, com o slogan: "O melhor da roupa íntima está aqui!", prendia a atenção dos visitantes e possíveis clientes com técnicas de venda e com um plano de marketing voltado para a visibilidade da apresentação. A equipe optou pela venda no atacado e varejo de moda íntima.
"Fizemos uma pesquisa de campo e observamos que temos público para a moda íntima e estamos felizes com o resultado da escolha", afirmou a acadêmica de Administração, Rafaela Silva.
"Em outro momento o nosso grupo deve se reunir para fazer o planejamento da empresa e no futuro oficializá-la", finalizou.
Outro grupo fez a opção por vendas no varejo de produtos de beleza, nascendo a 'empresa'Rosa Liz. Este grupo também fez a pesquisa de campo e notou que é grande o público, na maioria mulheres, por esse seguimento.
"A nossa ideia é montar uma sociedade e posteriormente sermos fornecedores de produtos de beleza", comentou Silnaria da Costa.
O terceiro grupo optou pelo seguimento de serviço. A 'empresa' Estilo oferecia massagem e limpeza de pele, pelo preço de dez reais, cada.
"O nosso grupo escolheu a área de serviço, proporcionando ao nosso cliente um momento para relaxar. E quem sabe, futuramente, fazer uma parceria com a instituição e oferecer os serviços aqui mesmo", evidenciou Rosângela Mesquita.
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos