Mensagem da Capelania: É preciso "aplainar o caminho do Senhor"!
Amigos e amigas caros!
Advento -- adventus, em latim -- significa vinda, chegada. É uma palavra de origem profana que designava a vinda anual da divindade pagã, ao templo, para visitar seus adoradores. Acreditava-se que o deus cuja estátua era ali cultuada permanecia em meio a eles durante a solenidade.
Na linguagem corrente, significava também a primeira visita oficial de um personagem importante, ao assumir um alto cargo. Assim, umas moedas de Corinto perpetuam a lembrança do adventus augusti, e um cronista da época qualifica de adventus divi o dia da chegada do Imperador Constantino.
Nas obras cristãs dos primeiros tempos da Igreja adventus se transformou no termo clássico para designar a vinda de Jesus à terra, inaugurando a era messiânica e, depois, sua vinda gloriosa no fim dos tempos (Arautos do advento).
Um dos personagens importantes da época de advento é João Batista, a voz que clama no deserto dizendo "endireitai as veredas da Justiça e aplanai seus caminhos. Arrependei-vos e crede no Evangelho".
João Lança um convite para que todos preparem o caminho do senhor. "Aplainar o caminho do Senhor" significa facilitar a sua chegada entre as pessoas, tirando da vida tudo que possa impedir um encontro real com Jesus.
No nível individual, aqui há um convite para uma conversão pessoal, que é um processo contínuo na vida de todos os cristãos. Mas, também há o desafio para que se empenhem na luta contra tudo que possa diminuir a vida humana -- tudo que causa sofrimento aos irmãos e irmãs. Pois, a maldade que existe no mundo não é somente pessoal, mas também social -- muito mais do que a soma dos erros individuais. O pecado social se manifesta nas estruturas sociais injustas e opressoras, que tiram de tanta gente a dignidade dos filhos de Deus. A voz do Precursor, como a de Isaías, quinhentos anos antes dele, também desafia para que a conversão pessoal também se manifeste no esforço para a construção de um mundo mais digno, justo, humano e fraterno -- o mundo que Jesus veio estabelecer.(MVD) O mundo que Jesus quer encontrar. E como já dizia um refrão dos anos 70: "Você também é responsável!"
Duas palavrinhas:
Advento e promessa: ...Porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derrubou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia. a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.Lucas 46-56 (Magnificat)
Deus os abençoe
Do seu capelão e amigo
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra