CEULM ULBRA assume responsabilidade técnica da campanha "Papa Pilhas e Baterias" do projeto Giro Ambiental
O Centro Universitário Luterano de Manaus é o mais novo parceiro da campanha "Papa Pilhas e Baterias" do projeto Giro Ambiental idealizado pelo Instituto Tio Adão. Com a iniciativa, o CEULM ULBRA assume a responsabilidade técnica da campanha, por meio do corpo docente do curso Engenharia Ambiental. O ITA tem como objetivo recolher pilhas, baterias, celulares, carregadores, CDs e DVS muitas vezes jogados de forma indevida no ecossistema ou entulhados em gavetas, colaborando, assim, com a preservação do meio ambiente. O lançamento da campanha na instituição ocorrerá em fevereiro de 2012.
"É importante frisar que a campanha será executada dentro das legislações e resoluções ambientais. Ou seja, vai funcionar obedecendo as responsabilidades técnicas devidamente orientadas através do corpo docente institucional", adiantou o coordenador adjunto de Engenharia Ambiental, Alan Ferreira.
As pilhas e baterias são recolhidas através da coleta em um depósito portátil e de fácil manuseio disponibilizado gratuitamente à população. No CEULM ULBRA os depósitos serão distribuídos em alguns espaços de fácil visualização da comunidade universitária, incluindo a Biblioteca.
O ITA avalia que o descarte correto e reaproveitamento desse material será o ponta-pé de uma série de campanhas que têm como meta a mudança da consciência ambiental da população amazonense.
"Neste sentido eu considero o Papa Pilhas e Baterias um projeto piloto para outros que serão gerados a partir dele como forma de conscientização ambiental relativos aos resíduos sólidos que ainda não possuem técnicas locais de reaproveitamento. Em parceria com a coordenação de Engenharia Química, por exemplo, estaremos trabalhando linhas de pesquisa para o possível processamento desse material", previu o coordenador de Engenharia Ambiental do CEULM, Graciélio Magalhães.
A campanha "Papa Pilhas e Baterias" foi idealizada pelo Instituto Tio Adão (ITA), uma entidade filantrópica criada pelo empresário e jornalista, Adão Gomes.
"Pretendemos alcançar empresas, entidades, associações e a população em geral com pequenas medidas de educação ambiental. Apesar da massificação do termo responsabilidade ambiental, ele ainda parece inalcançável para maioria das pessoas. Com atitudes simples como separar o lixo, economizar no consumo de água e luz, não jogar o lixo na rua, entre outras pequenas ações é possível alcançar grandes resultados na preservação do meio ambiente, seja ele urbano ou natural. Com o apoio fundamental do CEULM ULBRA assumindo a responsabilidade técnica da campanha estaremos mais que respaldados para seguirmos com nosso objetivo", justificou.
Segundo Gomes o impacto ambiental de centenas de milhares de computadores, baterias de celulares, incontáveis milhões de CDs e DVDs que são descartados todos os dias é enorme.
"Não se pode negar os ganhos que a informatização e as telecomunicações agregaram à sociedade nas últimas décadas, mas também não se pode ignorar a emergência de pensar de forma criativa e crítica sobre o impacto destes resíduos na vida cotidiana do nosso estado que é exemplo de proteção da Floresta", concluiu.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra