Mensagem da Capelania: Nasce o príncipe da PAZ!
Há dois mil e setecentos anos, o profeta Isaías atuou em uma região onde as condições de vida eram precárias. O livro do profeta está recheado de palavras que apontam para essa realidade: invasão por soldados de outros povos, dominação, exílio, suborno, órfãos, leis injustas, lideranças corruptas e hipocrisia religiosa. Aquela terra estava tomada pela escuridão e o povo vivia uma grande aflição.
O que dizer diante da realidade no Brasil? A vida está constantemente sofrendo outros tipos de ameaças. Pensar na violência do trânsito, nas grades diante das casas, na oferta das drogas aos filhos, nas filas nos hospitais, nos abusos em nome da religião, etc. A verdade é que a vida não precisa ser assim, nem no Brasil nem em nenhum lugar.
Isaías traz uma boa notícia: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". (Isaías 9.6).
Uma criança! Mais uma apenas? De certo modo, sim. Viveu e experimentou todo tipo de ameaças. Mesmo assim, não foi simplesmente mais uma criança. Nessa criança Deus se fez gente e mostrou o seu rosto para a humanidade. Nela, Deus permite sentir a sua presença frágil, próxima, amorosa e, simultaneamente, poderosa, inconformada, transformadora e promotora de vida.
Ao acender essa luz ao povo aflito, Isaías fortaleceu o vigor da esperança dessa gente e deu-lhe uma clara perspectiva de um futuro melhor. As palavras do profeta foram impulso para esperança renovada. No lugar da escuridão e da aflição, uma vida marcada e determinada pelo que expressam as palavras paz e justiça. Com a vinda do Príncipe da Paz, a paz reinará plena, soberana.
Isaías mostrou que a convivência no mundo criado por Deus pode e vai ser diferente. Com o nascimento do menino-príncipe-da-paz, Deus interferiu na história do mundo e afastou a aflição com a Sua luz. Por isso é que celebrado o Natal! Duas palavrinhas:
Luz -- O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz (Isaías 9.2).
Esperança: Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. (Zacarias 2.10)
(texto adaptado do Pastor Nestor Paulo Friedrich- IECLB)
Feliz Natal!
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra