Mensagem da Capelania: A Epifania da solidariedade
A Igreja cristã vive um novo período do ano chamado "Epifania" (manifestação). Este período vai anteceder o período da Quaresma que deve acontecer daqui a algumas semanas. A Epifania inicia todo o dia 06 de Janeiro. É conhecida como "Natal dos Gentios". Para a Igreja "ortodoxa" esta deveria ser a verdadeira data para celebrar o Natal.
Embora ninguém saiba qual o dia do nascimento de Jesus para muitos esta é uma data muito importante conhecida como "Dia de Reis". Em muitos locais do país comemoram-se os rituais conhecidos como "Folia de Reis" praticados nas mais variadas formas.
Na cultura cristã esta data marca a vinda dos Reis do oriente para visitar o menino Jesus em Belém da Judéia. Alguns afirmam que os reis vieram do mesmo lugar. Outros afirmam que os mesmos vieram da Índia, África e Europa. Também não é importante. Nem eram reis! Eram pessoas muito importantes na sociedade em que viviam. Eram magos, cientistas, astrônomos, astrólogos, alquimistas. Homens ricos e de grande experiência nas áreas exatas.
O que aconteceu? Um encontro daqueles que representavam os gentios ou pagãos da época com o salvador da humanidade. Um encontro entre a fé e a razão. Um encontro entre o desejo de amar e ser amado.
Neste encontro Deus manifestou o quanto ama as pessoas. Não existe gentio ou judeu, branco, amarelo ou negro, doutos ou indoutos, humildes ou poderosos. Desprezados ou não. Todos são acolhidos pela graça incomensurável de Deus que manifesta o quanto é possível viver sem preconceitos, ódio e mágoas. Sem discriminação e sem grandes ou pequenos pecadores (se isso realmente existisse!!!).
Deus com seu grande amor move a humanidade em direção a busca de uma nova vida onde a solidariedade, o amor e a esperança sejam as marcas de uma vida mais feliz, justa e humana. Onde o desejo de partilhar o ouro, incenso e mirra tornou-se uma realidade na vida daqueles homens.
Epifania é manifestação! É a partilha do pão, do carinho e da boa vontade de enfrentar os desertos da vida para conhecer o salvador e nele buscar as forças necessárias para viver feliz. Consigo e com o semelhante.
Duas palavrinhas:
Acolhida: Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede... Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6.35-37
Partilha: Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum... Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegri a e singeleza de coração. Atos 2.44-46
Notícias relacionadas
-
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes