Alunos do CEULM têm projeto de pesquisa aprovado
Os alunos Luiz Pinheiro e Michelle Paiva, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro Universitário Luterano de Manaus tiveram as suas bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC recentemente aceitas.
O projeto de pesquisa feito pelos dois alunos é orientado pelo professor Lauro Nakayama e é resultado de uma parceira do CEULM com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA.
O projeto tem como título "Detecção e reconhecimento de queimadas na floresta amazônica utilizando redes neurais artificiais aplicado ao uso de reconhecimento de padrões". O PIBIC tem como objetivo instalar câmeras em torres de monitoramento e observação do INPA para detectarem, através de programas de computador com uma técnica de inteligência artificial, vestígios de fumaça e queimadas na floresta.
O projeto é divido em duas partes: Michelle trabalha na técnica de detecção e extração dos dados detectados na imagem da câmera e Luiz desenvolve o programa para reconhecer esses dados.
Segundo Michelle, a ideia do trabalho surgiu há dois anos, quando os dois alunos fizeram o Trabalho de Iniciação Científica TIC, que era um programa do Centro Universitário. A partir daí eles apresentaram o trabalho ao INPA e este ano os dois entraram como voluntários no PIBC. Há pouco mais de dois meses as bolsas para os dois alunos foram aceitas. "Nós só conseguimos isso por muita vontade nossa", declarou Luiz.
Ainda de acordo com Luiz o próximo passo é esperar que o projeto seja também aceito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas FAPEAM. "Estamos esperando o incentivo da Fapeam para comprarmos os materiais necessários para o projeto", disse Luiz.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, e administrado diretamente pelas instituições. Voltado para o aluno de graduação, e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiam a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos