Show musical embala a Hora do Planeta 2009 em Manaus
Teatro Amazonas foi o ícone escolhido para representar o comprometimento do Estado do Amazonas com o movimento e terá suas luzes apagadas no dia 28 de março. O teatro também será o cenário para o show musical com o Grupo Imbaúba abastecido por energia fotovoltaica.
No Amazonas, o compromisso com o planeta será expresso por meio da música. Durante o ato simbólico da Hora do Planeta 2009 realizado em Manaus, às 20h30 do dia 28 de março, além de apagar as luzes do Teatro Amazonas, o movimento contará com a apresentação musical do Grupo Imbaúba, no local.
O show traz um diferencial baseado na utilização de uma fonte de energia alternativa e ecologicamente correta. Todos os instrumentos e demais equipamentos de som e iluminação serão municiados com energia fotovoltaica.
A Hora do Planeta é um ato simbólico que busca mobilizar a sociedade a mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas e à preservação do meio ambiente, convidando a sociedade a refletir sobre as causas do aquecimento global com o simples ato de desligar as luzes de suas casas por 60 minutos no dia 28 de março, a partir das 20h30 do fuso local.
O gesto simbólico foi escolhido por possibilitar a adesão de pessoas de todo o planeta, num movimento de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.
Música e Natureza
O sexteto manauara -- composto por Celdo Braga, Rosivaldo Cordeiro, João Paulo Ribeiro, Roberto Lima, Cláudio Nunes e Sofia Amoedo -- também aderiu ao movimento Hora do Planeta e apresentará um show, no Teatro Amazonas, com composições próprias, muitas das quais integram o recém lançado disco "Mãe da Terra". Trata-se de um trabalho com forte influência de sonoridades da natureza, que chamam de música orgânica --- sons e ruídos que ocorrem na floresta, temperados pela magia e pela mística que emanam do universo amazônico.
"A origem do nome do grupo vem da árvore imbaúba, que também é conhecida como mãe-da-terra pelo fato de ser a primeira planta a nascer como forma de resistência ao ambiente degradado. É a mensagem que a banda ajudará a irradiar por meio da música e da poesia", afirmou Celdo Braga, um dos fundadores do grupo.
Além da mensagem musical de que o planeta precisa de nosso alerta e mobilização, o evento também mostra que é possível fazer uso de alternativas ecologicamente corretas para diminuir o impacto ambiental de nossas atividades. A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células solares que, sob a incidência do sol, geram energia elétrica que também é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de pouca radiação ou durante a noite.
"Ao realizarmos um show fazendo uso da tecnologia fotovoltaica, além de mostramos, na prática, que é possível optar por alternativas menos impactantes, também estamos sendo coerentes com nossa preocupação com o uso eficiente de energia, previsto nos programas da Lei de Mudanças Climáticas do Estado, pioneira no Brasil, e com as metas do Amazonas pelo combate ao desmatamento e queimadas, principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no País", comentou Nádia Ferreira, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.O evento também contará com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) que disponibilizará policiamento, ambulâncias e uma equipe do corpo de bombeiros para garantir a segurança de todos.
"Para o WWF-Brasil a música é um dos melhores meios de atingir os corações e mentes das pessoas, especialmente quando associada a opções ecologicamente corretas. Peço a participação de todos nesse momento histórico no Largo São Sebastião e celebre o planeta ao som do Imbaúba", convidou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos -
08
NOVPrevenção e conscientização Novembro Azul: Acadêmicos de Medicina promovem ação no Parque das Tribos