CEULM/ULBRA tem novo diretor
Marcos Paulo Cereto, 35 anos, assumiu a direção do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) em dezembro de 2009. Marcos, que é natural de Porto Alegre/RS, estava na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo desde janeiro de 2007 e professor da Unidade desde 2001.
Marcos Cereto aposta no crescimento sustentável da Unidade
Confira a entrevista realizada com o diretor:
ACS -- Este é um desafio em sua vida profissional? Por que?
Diretor Marcos Cereto - É uma grande honra representar a Universidade na principal cidade do Norte do Brasil. Após nove anos atuando no CEULM/ULBRA, fui professor, coordenador de curso e agora tenho a oportunidade de estar na direção da Unidade. A participação na construção da Nova ULBRA junto com a Reitoria é um grande orgulho para a minha vida profissional. A perspectiva de evidenciar a qualidade do Centro Universitário, com a sua história e importância no estado do Amazonas, é o grande desafio para o crescimento sustentável da unidade. O desafio é posicionar o Centro Universitário Luterano de Manaus no seu local de direito, como o principal de Manaus.
ACS -- Quais são suas perspectivas quanto ao trabalho na direção do Centro Universitário?
Diretor Marcos Cereto -- Atualmente estamos presente em 33 municípios do Estado do Amazonas através do Ensino a Distância. Vamos qualificar esse trabalho tão importante para as cidades do interior do Estado. Os 24 cursos de Graduação e a Escola Concórdia, proporcionam uma formação diferenciada na cidade de Manaus. Queremos qualificar esses cursos atendendo a demanda crescente. A ULBRA está em Manaus desde 1992 e nossa contribuição para a construção dessa cidade é muito significativa. Pretendemos ampliar a representação da ULBRA nas diversas esferas da sociedade amazonense, através dos professores e colaboradores. A perspectiva é de um trabalho conjunto com a Reitoria através do planejamento estratégico e o crescimento sustentável da Unidade e da Universidade.
ACS -- Quais são suas propostas/metas para o ano de 2010?
Diretor Marcos Cereto - O ano de 2010 será o ano do ensino na Unidade. Buscaremos valorizar o professor como produto de nosso Centro Universitário. O aluno, nosso principal objetivo, terá um tratamento diferenciado: um atendimento eficiente do momento da matrícula até a formatura. Pretendemos abrir a gestão para a discussão com os alunos, buscando o crescimento da Unidade. A representação deles também será um ponto de destaque, através dos representantes de turma e dos centros acadêmicos. Queremos escutar o nosso aluno buscando atender as suas expectativas. Pretendemos evidenciar os diferenciais de nossa Unidade pela sua abrangência nacional, incentivando os acadêmicos a participarem do intercâmbio com outras unidades da ULBRA. Acreditamos que a troca de experiências nesses intercâmbios é muito rica para a formação do aluno. Em Manaus seremos pioneiras no intercâmbio.
ACS -- Existe algum projeto com destaque para a Unidade em 2010?
Diretor Marcos Cereto - O programa de destaque para 2010 no CEULM é o programa ULBRA VERDE, trabalho que será desenvolvido com professores, funcionários e alunos buscando a melhoria do Centro Universitário. Nossa meta de redução no consumo de energia para o ano de 2010 é de 30%. A revegetação, a redução do consumo de água e a redução do consumo energético da Unidade estará presente na educação dos nossos alunos. Através de hábitos da utilização dos recursos e da própria alimentação no Centro Universitário. Entendemos que a educação ambiental é uma obrigação nossa em uma região tão rica e sensível como a Amazônia. As viagens de estudo também serão destaque para o ano de 2010. Tradicionais nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, pretendemos ampliar para os demais cursos. O curso de Arquitetura e Urbanismo depois das viagens de estudo para São Paulo (2003, 2005, 2007 e 2009), Rio de Janeiro (2006), Goiânia (2006), Montevideo (2008), Lima, Cuzco e Macchu Picchu (2009) faremos nossa estreia no velho mundo para a cidade de Barcelona.
Informações acadêmicas e profissionais:
Marcos Cereto é doutorando em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR/Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura (PROPAR/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -- 2003), graduado em Arquitetura e Urbanismo (Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -- 1999).
Marcos foi membro da diretoria do IAB/RS no biênio 2000-2001, Conselheiro Regional no sistema CONFEA/CREA de 2005 a 2009 e ocupou o cargo de coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura e Urbanismo no Estado do Amazonas em 2005 e 2007, atuou como Gerente de Qualificação Territorial do município de Manaus pelo Instituto de Planejamento Urbano de 2006 a 2007 e participa da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA).
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra