Em Manaus
Pesquisador da Ulbra e Coronel do Exército discutem parceria inovadora
A colaboração busca fomentar o desenvolvimento regional

O pesquisador de Intercâmbio Institucional da Comunidade Científica da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra Manaus), professor Evandro Brandão, e o coordenador do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) do Exército Brasileiro no Amazonas, coronel Manoel Fernandes Amaral Filho, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (26) para discutir a formação de uma possível parceria estratégica voltada ao avanço da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.
De acordo com Brandão, a colaboração com o Exército representa uma oportunidade valiosa para ampliar o conhecimento e implementar soluções inovadoras com impacto positivo na região.
"Nós buscamos estabelecer vínculos institucionais para viabilizar um acordo de cooperação técnica, permitindo atuação conjunta nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além da participação no modelo de inovação do SisDIA. Nossa principal meta é capacitar os alunos da Ulbra Manaus para que adquiram uma visão abrangente do setor tecnológico e estejam preparados para os desafios do mercado. Essa iniciativa fortalece a conexão entre instituições de ensino, indústria e governo, contribuindo para o desenvolvimento nacional", destacou.
O coronel Amaral ressaltou a importância da reunião como um marco para a ampliação das relações entre diferentes setores estratégicos. Segundo ele, a parceria com a universidade abre novas possibilidades de interação e fortalecimento do ecossistema de inovação.
"Estamos expandindo nossa rede de colaboração ao integrar universidades e empresas ao setor público. A chegada da Ulbra a esse processo amplia horizontes e permite o estudo de novas oportunidades que beneficiarão não apenas a região amazônica, mas também o país. Este é um primeiro passo para concretizar iniciativas conjuntas que tragam resultados positivos a todas as partes envolvidas", afirmou.
Com essa iniciativa, a Ulbra Manaus reafirma seu compromisso com a inovação ao buscar alianças estratégicas com o Exército Brasileiro. O acordo de cooperação visa impulsionar o desenvolvimento regional e nacional, fortalecendo a interação entre ensino superior, setor produtivo e administração pública.
O que é o SisDIA?
O Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), iniciativa do Exército Brasileiro, promove o progresso do país por meio de um modelo colaborativo baseado na tríplice hélice, que envolve a integração entre instituições de ensino, setor produtivo e governo.
Entre suas ações estão o incentivo a projetos inovadores, a capacitação de profissionais, a realização de estudos de prospecção tecnológica e a atuação como possível comprador de sistemas e produtos desenvolvidos no ecossistema da tríplice hélice.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2025
Notícias relacionadas
-
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
21
MAREM MANAUS Nova diretoria assume o Centro Acadêmico de Direito da Ulbra Manaus -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down
Últimas notícias
-
19
MARDireito na era digital Desembargadores debatem uso da IA nos tribunais em evento na Ulbra -
13
MARTecnologia e inovação Multi Aula Magna da Ulbra discute a inteligência artificial no Direito -
12
MAREM MANAUS Acadêmicos de Medicina realizam trote solidário na Fundação Dr. Thomas -
12
MARSAÚDE MENTAL Psicologia da Ulbra Canoas atende vítimas de violência