Em Manaus
Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA
O evento segue até sexta-feira (13)
A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SEMMAS Clima), teve início na tarde desta quinta-feira (12), no auditório Martinho Lutero do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA).
O evento, que se estende até sexta-feira (13), tem como objetivo promover discussões sobre os desafios climáticos enfrentados por Manaus e propor soluções viáveis para a construção de um futuro mais sustentável.
A Reitora da Ulbra Manaus, Dra. Maryana Batalha, destaca a relevância da presença da instituição, que demonstra seu compromisso contínuo com a educação e com a promoção de temas essenciais para o desenvolvimento ambiental e a melhoria da qualidade de vida. "Serão dois dias de atividades voltadas para o meio ambiente, clima e outros temas relacionados à melhoria da qualidade de vida, não apenas no Amazonas, mas em todo o Brasil. Como pioneira na Engenharia Ambiental no Brasil, a Ulbra Manaus reforça, com a realização dessa conferência, a importância da educação e da cultura da diversidade, abordando temas não só ambientais, mas também climáticos. Durante os dois dias de evento, diversos participantes, incluindo comunidades locais, estarão envolvidos em grupos de trabalho, palestras e oficinas sobre o meio ambiente e o clima. A Ulbra Manaus agradece a parceria da Prefeitura de Manaus, da Semmas, do Inpa e de outras instituições que tornaram possível a realização desta conferência", afirmou.
A programação da atividade inclui palestras, mesas-redondas e debates que abordam temas como mudanças climáticas, gestão de resíduos, conservação de áreas verdes e inclusão social em estratégias ambientais. Além disso, o evento busca incentivar a participação de diversos segmentos da sociedade, incluindo estudantes, especialistas, representantes de comunidades vulneráveis e gestores públicos, com foco na elaboração de propostas colaborativas.
Com entrada aberta ao público a partir dos 16 anos, o evento dá atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, reconhecendo a importância de incluir diferentes perspectivas na construção de políticas ambientais mais justas e eficazes.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Stroski, ressaltou a importância do evento, assim como a parceria entre a Secretaria e a Ulbra Manaus. "Estamos realizando, hoje e amanhã, a quinta Conferência Municipal de Meio Ambiente de Manaus, onde discutiremos a emergência climática e a transformação ecológica, abordando cinco eixos temáticos. O tema e a estrutura da conferência foram definidos com base em uma recomendação do Ministério do Meio Ambiente. Durante o evento, teremos a oportunidade de apresentar as propostas do município de Manaus para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios impostos pela nossa localização no bioma amazônico. Reforço também a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus com a ULBRA Manaus, que, mais uma vez, cedeu o espaço necessário para que a conferência aconteça de acordo com as expectativas e dimensões que todos almejamos", destacou.
A Ulbra Manaus, escolhida como sede do evento, contribui significativamente para o sucesso da conferência, ao oferecer um espaço propício para o diálogo e a troca de conhecimentos. Reconhecida por sua trajetória em ensino, pesquisa e extensão, a instituição reafirma seu papel como parceira em ações que promovem a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável, a fim de fortalecer seu compromisso com a formação de cidadãos críticos e socialmente responsáveis.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
12 de dezembro de 2024 (quinta-feira)
- 13h às 15h30: Credenciamento - Auditório Martinho Lutero, Bloco B.
- 14h às 15h30: Abertura oficial e apresentação da programação - Auditório Martinho Lutero, Bloco B.
- 15h30 às 16h: Explanação sobre a metodologia da conferência - Auditório Martinho Lutero, Bloco B.
- 16h às 17h: Dinâmica sobre o tema e os cinco eixos temáticos - Auditório Martinho Lutero, Bloco B.
13 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
- 08h às 09h50: Debates em grupos de trabalho por eixos temáticos e inscrição de candidaturas para delegação municipal:
Eixo 1: Mitigação (Sala 101, Bloco C).
Eixo 2: Adaptação e Preparação para Desastres (Sala 102, Bloco C).
Eixo 3: Transformação Ecológica (Sala 103, Bloco C).
Eixo 4: Justiça Climática (Sala 104, Bloco C).
Eixo 5: Governança e Educação Ambiental (Sala 105, Bloco C).
Observação: Cada participante poderá se inscrever e participar de apenas um eixo temático, devido à realização simultânea dos debates.
- 10h às 12h: Plenária para leitura e defesa das propostas, com apresentação das candidaturas - Auditório Martinho Lutero, Bloco C.
- 12h às 14h: Intervalo para almoço.
- 14h às 16h: Definição das propostas e eleição de delegados(as) - Auditório Martinho Lutero, Bloco C.
- 16h às 17h: Encerramento - Auditório Martinho Lutero, Bloco C.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros