EM MANAUS
Outubro Rosa: Ulbra promove encontro em alusão à campanha
Atividade foi realizada pelo Curso de Enfermagem
Nesta terça-feira (23), foi promovido um encontro com todas as mulheres colaboradoras do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA), em alusão ao Outubro Rosa, campanha que visa conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O debate foi realizado durante a tarde, no Auditório Magdalena Arce Daou, onde exibia-se o tema "Prevenir é viver: a luta contra o câncer de mama" em um painel.
A Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Adriane Gama, deu início ao evento e ressaltou a importância do autocuidado. "A gente pensa muito em tudo, menos na gente. O Outubro Rosa nos lembra de olhar para dentro e cuidar de nós mesmas. É hora de refletir sobre a nossa própria saúde, bem-estar e felicidade. Qual é o momento do dia em que você para e se olha? Quando é que você se permite relaxar, se rejuvenescer e se reconectar com seus pensamentos, sentimentos e necessidades? Cuidamos de todos, é natural. Mas não esqueçamos de cuidar de nós mesmas também. O autocuidado não é egoísmo; é essencial", afirmou a professora.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde, pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024. A estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Durante o evento, houve também um discurso inspirador do Pastor Capelão Sérgio Becker, que falou sobre a importância de valorizar a vida e o autocuidado. "Que possamos nos unir em oração e apoio mútuo, lembrando que a detecção precoce pode salvar vidas. Neste mês, vamos renovar nosso compromisso de valorizar a saúde, promovendo não apenas o autocuidado, mas também a compaixão e a solidariedade em nossa comunidade. Que Deus nos guie e nos fortaleça nessa jornada."
As responsáveis por palestrar também sobre o tema foram as acadêmicas finalistas do Curso de Enfermagem, Hanna Botelho e Sawana Rodrigues, que debateram mais sobre o câncer de mama e a história do Outubro Rosa. Vale destacar que o evento foi promovido pela Setores Administrativos da Universidade em parceria com o curso.
Por fim, todas as participantes foram agraciadas com brindes, incluindo um par de brincos e chocolates, como forma de agradecimento pela presença e participação. A iniciativa não apenas abrangeu a conscientização sobre o câncer de mama, mas também reforçou a importância do autocuidado e da solidariedade entre as mulheres. Com isso, a ULBRA reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar de sua comunidade.
Danilo Castro - Estagiário de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra