RECONHECIMENTO
Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS
Votação para escolher vencedor vai até domingo (6/10)
A professora do Colégio Ulbra São Pedro, Fabiane Lopes Domingues, é uma das três finalistas da 27ª edição do Prêmio Educação RS. O objetivo da premiação, criada em 1998 pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), é estimular e valorizar os profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A votação acontece de forma online, até domingo (6/10), por meio de cédula eletrônica enviada por e-mail.
"Quando vi meu nome entre os finalistas, meu coração transbordou de alegria e gratidão. Foi um projeto que teve um envolvimento muito grande das crianças e famílias. Estou muito satisfeita por ver que minha dedicação está deixando uma marca significativa na vida dos alunos, contribuindo para uma educação mais humana e integrada", ressalta Fabiane.
Os vencedores, escolhidos pelos mais de 21 mil professores associados ao Sinpro/RS, serão laureados com a estatueta Pena Libertária no dia 18 de outubro, no Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre.
Emoções e sentimentos
Fabiane criou o projeto Emoções e Sentimentos, voltado para o desenvolvimento emocional e sentimental das crianças na educação infantil. A proposta pedagógica, criada com base em uma metodologia lúdica e criativa, oferece às crianças a oportunidade de aprimorar o autoconhecimento e fortalecer a capacidade de expressão. "Meu objetivo é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas emoções, tornando o aprendizado uma experiência única", diz Fabiane.
O projeto finalista contou com uma série de atividades em que as crianças puderam explorar seus sentimentos por meio de vídeos educativos, dramatizações, jogos em grupo e utilização de fantasias. "Entre algumas dinâmicas que fizemos, pedi para as famílias mandarem um áudio falando do quanto amam os seus filhos e o quanto eles são importantes. Um pai estava ajudando na enchente em Porto Alegre e, mesmo diante das dificuldades, enviou seu áudio, e isso foi de extrema importância para esse aluno que fazia dias que não via o seu pai", ressalta a professora.
Áudios, fotos, crianças caracterizadas com suas emoções favoritas, todos esses métodos incentivaram os pequenos a compartilhar suas experiências sem medo. Estimular as crianças a nomear e entender o que sentem, além de gerenciá-las de forma construtiva, é uma forma de desenvolver competências socioemocionais essenciais para o seu desenvolvimento, e essa foi uma característica da iniciativa de Fabiane.
"Os resultados do projeto são visíveis no comportamento diário das crianças. Elas demonstram maior habilidade em trabalhar em equipe, resolvem conflitos e se comunicam de maneira mais assertiva e respeitosa. Assim, a sala de aula se transforma em um espaço acolhedor e seguro, onde o aprendizado e o crescimento emocional caminham juntos", destaca.
Compromisso com a educação
O Colégio Ulbra São Pedro faz parte da Rede de Escolas da Ulbra e oferece ensino de qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. Conforme a diretora da Instituição, Fabiana Bulsing dos Santos, a escola se destaca não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também por criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde alunos e professores são incentivados a desenvolver todo o seu potencial.
Para a diretora, ter uma professora como finalista na premiação é um reconhecimento valioso, não apenas para a profissional, mas também para toda a comunidade escolar. "Esse destaque ressalta a importância do trabalho docente e da dedicação necessária para transformar a educação. O papel de uma professora vai além de transmitir conhecimentos. Ela inspira, motiva e impacta vidas de maneira profunda. Esse reconhecimento é uma conquista para todos que acreditam no poder transformador do ensino e na relevância da educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", ressalta Fabiana.
Saiba quem são os finalistas:
Profissional
Fabiane Lopes Domingues - Colégio Ulbra São Pedro, Cachoeira do Sul
Esther Grossi - Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), Porto Alegre
Rualdo Menegat - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
Projeto
Representatividade, Cultura Afro e Racismo 2023 -- Reflexão Musical - Escola Municipal de Ensino Fundamental Felippe Alfredo Wendling, Sapiranga
Projeto Horta Mãe-da-Terra - educação ambiental e cidadania Unisinos, São Leopoldo
Entre Quadrinhos e Teoria: Uma análise filosófica do problema da indução na Física - Escola Família Agrícola da Região Sul, Canguçu
Instituição
Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes -- AescaSinimbu
Instituto Sesi de Formação de Professores - Porto Alegre
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul -- Uergs - Erechim
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra