#SomosPesquisa
Acadêmicas de Enfermagem da Ulbra são destaque na pesquisa da FVS-AM
As pesquisas apresentadas no PAIC duraram cerca de um ano
Emily Santos (29) e Diana Sales (24) são universitárias em Enfermagem na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Manaus, e nesta quarta-feira (21) foram destaque na apresentação dos 'trabalhos de pesquisa científica' da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas -- Drª Rosimery Costa Pinto (FVS-RCP). As futuras enfermeiras alcançaram a marca dos três melhores trabalhos apresentados no programa de 2024.
As acadêmicas do oitavo período afirmam que chegar aos resultados obtidos exigiu horas de pesquisas minuciosas que ultrapassaram a duração de um ano. Emily apresentou um estudo sobre 'O sistema de vigilância epidemiológica da malária em áreas indígenas no Estado do Amazonas, 2018 a 2022', e foi premiada entre os três melhores estudos apresentados. "Este trabalho tem como objetivo avaliar a vigilância epidemiológica em comunidades indígenas no contexto da malária. A falta de recursos humanos e outras dificuldades têm impedido os agentes de saúde de realizarem suas atividades adequadamente, afetando, especialmente, os povos Yanomami. Realizei uma avaliação detalhada das condições de trabalho dos agentes de saúde, com ênfase na falta de recursos humanos e em como essa carência impacta diretamente a eficácia das ações de controle da doença. As análises são importantes para compreender os desafios enfrentados pelos povos Yanomami, o que proporciona uma visão clara dos obstáculos e sugere melhorias nas estratégias de saúde pública", afirmou.
Diana, por sua vez, apresentou uma produção científica sobre 'Leishmaniose tegumentar americana no Estado do Amazonas - Uma revisão de escopo'. "Não nos limitamos à academia, somos incentivados pelos nossos professores a nos tornarmos pesquisadores, dentro e fora da Ulbra. Temos a certeza que nossos trabalhos serão o impulso para investimentos na saúde, principalmente no interior do Estado. Nosso sentimento é de dever cumprido.
Com a apresentação dos relatórios, as universitárias fecham o ciclo de pesquisa na FVS-AM e já dão as boas-vindas aos novos pesquisadores que assistiram os resultados durante a aula inaugural do PAIC.
O PAIC da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto - (FVS-RCP) é um programa desenvolvido por meio da cooperação técnica com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) - Termo de Cooperação Técnica no 03/2015(FVS-RCP e FAPEAM). Tem como público-alvo os estudantes de graduação das instituições de ensino públicas e privadas do estado do Amazonas.
A coordenação do curso de Enfermagem da Ulbra Manaus emitiu uma nota de reconhecimento e agradecimento às universitárias.
ERICK VALENTE | JORNALISTA. 2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra