Acessibilidade em pauta
Ulbra promove experiência sensorial durante a Semana da Acessibilidade
O evento incluiu palestras e ações interativas
Em uma iniciativa inovadora, o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) promoveu a Semana da Acessibilidade de 2024, a fim de demonstrar a importância da inclusão e do respeito no dia a dia. Um dos principais destaques do evento foi a instalação de uma sala sensorial, localizada na Área de Convivência do Campus. Este espaço foi projetado para oferecer uma experiência imersiva que aguça os sentidos de olfato, paladar, tato e audição
A sala sensorial é um espaço cuidadosamente preparado para proporcionar uma jornada de conhecimento sobre as diferentes formas de reconhecer o mundo ao redor. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e promover a empatia e o entendimento entre a comunidade. Com a utilização de aromas distintos, texturas variadas, sons relaxantes e experiências gustativas, os universitários são convidados a explorar e ampliar suas percepção espacial, coordenação motora e concentração. O lugar esteve aberto a visitas guiadas por monitores treinados que auxiliaram na atividade.
Para a coordenadora do Núcleo Organizacional de Apoio Psicopedagógico (Noap), Marta Silveira, a participação ativa dos acadêmicos é fundamental para o esforço conjunto em direção a um ambiente mais inclusivo. "Nosso objetivo é ir além da conscientização, inspirando uma transformação real nas atitudes da sociedade. A Semana da Acessibilidade é uma oportunidade vital para sensibilizar nosso ambiente educacional sobre as diversas barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência, além de oferecer uma experiência que enriquece o aprendizado dos nossos alunos e cultiva um ambiente de empatia. É importante que os estudantes compreendam a importância de um espaço acessível e acolhedor mundo afora", declarou.
A Semana da Acessibilidade incluiu palestras e ações interativas voltadas para a sensibilização do assunto em diversas áreas do mercado de trabalho e as melhores práticas de acolhimento social. A palestra conduzida pela arquiteta e egressa da Instituição, Yvone Leite, abordou a facilidade de acesso em construções e enfatizou a importância de um planejamento cuidadoso e sensível na arquitetura. Ela compartilhou sua vasta experiência e conhecimento sobre como projetar espaços inclusivos que atendam às necessidades de todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas.
A Ulbra Manaus tem se destacado por suas iniciativas voltadas para a inclusão, e a Semana da Acessibilidade é mais um passo significativo nessa direção. Em 2024, recebeu o "Selo Instituição Socialmente Responsável", certificação concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), às Instituições que promovem ações com foco no bem-estar e no desenvolvimento sustentável do espaço acadêmico no qual está inserida. O reconhecimento é um reflexo do compromisso do centro universitário em implementar práticas que vão além do ensino, abrangendo atividades de responsabilidade social.
Maria Fernanda Santana - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra