Em Manaus
ULBRA promove mutirão de emissão de documentos em parceria com a SEJUSC
Ação aconteceu nesta quinta-feira no hall da universidade
Nesta quinta-feira (9), o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou um mutirão de emissão de documentos comunitário. A ação alusiva ao Dia das Mães, aconteceu das 8h às 18h, na área de convivência da Instituição.
Um dos serviços essenciais oferecidos foi a emissão de documentos, como segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e a Carteira Intermunicipal - Passe Legal. Além disso, foram disponibilizados atendimentos psicossocial e jurídico para pessoas LGBTQIAPN+, crianças e adolescentes vítimas de violência, orientação social e de saúde para encaminhamento às redes especializadas. A programação também incluiu palestras e programas educativos que abordaram temas relevantes para a comunidade local. A discussão sobre "Violência contra Mulheres Negras: Como combater?" destacou a importância de enfrentar o racismo e o sexismo estrutural que afetam esse grupo específico. Além disso, o programa "Empreender no Envelhecer" ofereceu insights e recursos para aqueles que buscam oportunidades de negócios e realização pessoal na terceira idade. Todas as senhas ofertadas para a população foram esgotadas.
Para o organizador do evento, Assessor de Comunicação da Ulbra Manaus, Erick Valente, o mutirão visa estreitar os laços entre a comunidade e a instituição. "A iniciativa é mais do que uma simples ação, é um gesto de cuidado e inclusão. Nosso objetivo é estender a mão à comunidade, mostrando que a Ulbra está aqui para apoiar e fortalecer esses laços. É uma prova real do nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e aproximar os residentes locais da instituição, enquanto mantemos uma relação de confiança há mais de 30 anos", pontuou.
O evento facilitou para a comunidade a obtenção de documentos essenciais para sua identificação civil, bem como ofereceu suporte em questões delicadas e garantiu os direitos e a dignidade de indivíduos com necessidades especiais. A assistência e encaminhamento para redes especializadas foram fundamentais para aqueles que enfrentam situações de violência ou necessitam de assistência específica.
Com a realização deste evento, a ULBRA Manaus e a Sejusc demonstraram um compromisso genuíno com o bem-estar ao oferecer à comunidade acesso a recursos e oportunidades de capacitação e conscientização para uma cultura de cidadania ativa. Essa parceria reflete o papel das instituições educacionais e governamentais na promoção do desenvolvimento humano e na construção de uma comunidade mais justa e equitativa.
RIO GRANDE DO SUL
Durante a emissão de documentos, a Ulbra Manaus também se empenhava na coleta de doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em um gesto de solidariedade e apoio, a Instituição, localizada na zona sul da capital, atua como ponto de coleta para doações destinadas às famílias desabrigadas na região, ao receber materiais na sala de arbitragem, localizada no bloco D - térreo. Itens como colchonetes, roupas, agasalhos, alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal são bem-vindos. As contribuições serão aceitas até esta sexta-feira, 10 de maio.
A Diretora Acadêmica do centro universitário, Dra. Maryana Batalha, ressaltou a importância de receber doações para oferecer apoio às vítimas da enchente. "Estamos comprometidos em oferecer todo o auxílio possível às famílias afetadas. É essencial unirmos esforços neste momento difícil. Cada doação é valiosa e demonstra o espírito de união e empatia que define nossa comunidade acadêmica. Por isso, estamos aceitando doações de itens essenciais, como colchonetes, roupas, alimentos não perecíveis, água potável e produtos de higiene pessoal. Todas as doações serão encaminhadas posteriormente ao Estado afetado, onde serão distribuídas para aqueles que mais necessitam", afirmou.
Essa iniciativa não apenas demonstra a responsabilidade social da Ulbra, mas também ressalta a importância do envolvimento da Ulbra Manaus no suporte às comunidades em momentos de crise.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos -
08
NOVPrevenção e conscientização Novembro Azul: Acadêmicos de Medicina promovem ação no Parque das Tribos