MP NAS UNIVERSIDADES
Estudantes de Direito da Ulbra visitam Ministério Público do Amazonas
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira
Os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) realizaram uma visita ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), localizado no bairro Ponta Negra, com o objetivo de conhecer mais sobre suas atividades. A visita teve início com uma palestra ministrada pelo Promotor de Justiça, João Gaspar Rodrigues, na manhã de ontem, 25 de abril.
Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e as atribuições deste importante órgão público, bem como interagir com membros do Ministério Público. Essa interação permitiu a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o papel do Ministério Público na sociedade e sua atuação em defesa dos direitos e interesses da população amazonense. Ao complementar o aprendizado teórico adquirido em sala de aula, a visita proporcionou uma experiência prática valiosa para a formação qualificada dos acadêmicos.
A visita integra o projeto "MP nas Universidades", cujo objetivo é envolver a comunidade acadêmica nas atividades realizadas pela Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas. "Estou achando essa experiência muito enriquecedora. É fundamental para nós, estudantes de direito do primeiro período, que estamos iniciando nossa jornada acadêmica, ter essa oportunidade logo de início, de conhecer de perto o funcionamento e a atuação das instituições em questões municipais e estaduais", comentou Vitória Lima, caloura do curso de Direito da Ulbra Manaus, ao ser questionada sobre a importância desse primeiro contato com as instituições.
Na palestra, o coordenador do projeto e promotor de Justiça, João Gaspar Rodrigues, apresentou de forma abrangente e detalhada a composição do Ministério Público. Ele não apenas explicou a composição do órgão e as competências de cada promotoria de Justiça, mas também destacou a importância dos princípios que regem sua atuação. Além disso, abordou detalhadamente os canais de denúncia disponíveis aos cidadãos amazonenses, fornecendo informações essenciais para o exercício da cidadania. Por fim, ao mencionar a importância da rede de apoio familiar nos estudos, trouxe uma reflexão valiosa sobre os aspectos sociais que influenciam o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.
No final da visita, os estudantes receberam certificados de participação, para reconhecer a presença e o envolvimento na atividade. Em seguida, tiveram a oportunidade de explorar o Museu Internacional do Esporte, localizado na Arena da Amazônia, por meio de uma visita conduzida pela equipe do MPAM e pela Assessoria de Comunicação da Ulbra Manaus. A experiência proporcionou aos estudantes uma compreensão mais ampla do contexto histórico e cultural relacionado ao esporte na região, além de enriquecer ainda mais a sua vivência acadêmica.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra