Universidade em ação
Ulbra esteve no sambódromo para participar da Câmara Cidadã
A 4ª edição do projeto reuniu mais de 7 mil pessoas
O Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) participou, nos dias 11 e 12 de abril, da quarta edição do "Câmara Cidadã", projeto promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os serviços gratuitos aconteceram no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo de Manaus), e os acadêmicos finalistas de Direito e Enfermagem realizaram atendimentos em várias áreas de seus cursos, sob a supervisão da coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica (SAJULBRA), professora e advogada, Cláudia Nobre Lisboa, e do preceptor enfermeiro, Ricardo Farias, nos estandes disponibilizados para a Instituição.
Durante os dois dias de assistência ao público, os discentes da instituição estiveram engajados em uma variedade de atividades destinadas a promover o bem-estar e atender às demandas da comunidade. Entre os serviços oferecidos pelo curso de Direito estão atendimentos jurídicos como ação de divórcio, ação de alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento de dissolução de união estável, execução de alimentos, direito previdenciário, consulta de processo de elaboração de peças. Já o curso de Enfermagem ofertou serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, aferição da temperatura corporal, oximetria de pulso e medidas antropométricas (peso e altura).
A professora Cláudia Nobre Lisboa, coordenadora do SAJULBRA, ressalta a importância da presença dos estudantes na Câmara Cidadã, e destacou os benefícios que essa oportunidade traz na jornada acadêmica. "Nossos alunos recebem treinamento constante no SAJULBRA, e através dele, estudantes de Direito têm a oportunidade de unir a teoria da sala de aula com o tipo de prática exigida. Os alunos inscritos nesse programa, ao mesmo tempo que exercitam o conhecimento jurídico, prestam auxílio legal à população carente; tudo isso com orientação de professores e funcionários da Instituição. Nós queremos integrar o ambiente acadêmico com a realidade prática. Como podemos alcançar isso? Ao envolver os alunos em ações sociais como a Câmara Cidadã. Isso permite não apenas que eles identifiquem os problemas, mas também que destaquem esses problemas a serem resolvidos no futuro, através de petições, participação em audiências e atividades voltadas à comunidade. A participação deles é fundamental para desenvolver habilidades de análise, argumentação e solução de problemas. Isso contribui para uma formação mais completa e se torna um diferencial em suas futuras carreiras jurídicas", destaca.
Para o coordenador do curso de Direito, professor Ingo Pietzsch, a câmara cidadã é uma oportunidade de integrar a Ulbra à comunidade. "Esta é a 4ª edição da Câmara Cidadã, e a Ulbra teve a oportunidade de participar em três delas. Todas essas participações são muito significativas para nossos alunos, pois oferecem oportunidades para eles desenvolverem e construírem sua aprendizagem. Ao mesmo tempo, o principal objetivo da Câmara Cidadã é beneficiar o cidadão, e a Ulbra, mais uma vez, participa desta ação, trazendo sua contribuição para a sociedade amazonense. Portanto, é um grande prazer participar desta atividade da Câmara Municipal de Manaus, permitindo que a Ulbra desenvolva um trabalho com seus alunos e contribua para nossa sociedade. Essa é a missão da universidade", afirma.
O presidente da CMM, Caio André, propôs a criação da Câmara Cidadã com o objetivo de aproximar a relação entre o parlamento municipal e os moradores dos bairros da capital, permitindo que eles participem de forma mais direta no processo legislativo, fortalecendo a democracia e garantindo que as necessidades dos cidadãos sejam atendidas. Esta será a primeira ação de 2024 na capital, idealizada pelo presidente e, buscando aproximar o parlamento municipal do povo, a Câmara Cidadã promove, desde a primeira edição, em 2023, uma vasta programação com mais de 170 serviços gratuitos, incluindo áreas como cidadania, saúde, beleza, empreendedorismo, assistência social, além de orientações jurídicas, psicossociais, renegociação de dívidas com concessionárias de serviços públicos, serviços para pets, serviços ambientais, distribuição de mudas, entre outras.
A Ulbra Manaus, reconhecida como pioneira no estado do Amazonas, continua a desempenhar um papel ativo no apoio à comunidade local. A recente conquista do selo de responsabilidade pela ABMES destaca o compromisso com a excelência acadêmica e a prestação de serviços à sociedade. "A Ulbra está participando do projeto Câmara Cidadã, onde trouxemos os cursos de Direito e Enfermagem para oferecer apoio e promover a cidadania aos amazonenses. Nossa instituição sempre se faz presente em iniciativas como esta, reforçando nosso compromisso como uma universidade cidadã na região amazônica e fazendo valer nosso papel como pesquisadores e formadores de profissionais aptos para atender a população. É uma experiência enriquecedora que complementa a formação acadêmica dos alunos e os prepara para enfrentar desafios no mercado de trabalho e na vida em sociedade", pontua o Reitor da Ulbra Manaus, Dr. Evandro Brandão.
As datas da próxima edição serão divulgadas em breve nos canais oficiais de comunicação da Câmara Municipal de Manaus.
Maria Fernanda Santana - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos