Mês das Mulheres
Ulbra Manaus promove nova edição de 'Mulheres na Engenharia'
O encontro aconteceu nesta quarta-feira (13)
O Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) realizou na noite desta quarta-feira (13) a nova edição de 'Mulheres na Engenharia', uma roda de conversa para os acadêmicos da Universidade em alusão ao mês da mulher. Mediado pelo professor de Engenharia Mecânica, Fred Cesarino, o evento tinha como objetivo debater sobre desafios, superações e a contribuição feminina para a inovação no mercado da Engenharia.
Estiveram presentes como convidadas para participar da roda a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Alzira Miranda, a engenheira civil e de projetos, Vívian Hoffart, a engenheira química, Taísa Sampaio, a engenheira mecatrônica, Camila Pinto, e a engenheira civil, Larissa Moura.
O Dia Internacional da Mulher celebra a luta histórica por igualdade de gênero e reconhece as contribuições vitais das mulheres em todas as esferas da sociedade. Na engenharia, as mulheres desempenham papéis fundamentais, trazendo perspectivas únicas, criatividade e habilidades inovadoras para resolver desafios complexos. Sua presença e participação não apenas diversificam a força de trabalho, mas também promovem ambientes mais inclusivos e equitativos. Reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres na engenharia é essencial para impulsionar o progresso tecnológico e social, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas em todas as etapas do processo de desenvolvimento.
O encontro se iniciou com uma homenagem às professoras de todos os cursos de Engenharia da Ulbra Manaus. São elas: Fátima Geisa Mendes Teixeira, Jossandra Alves Damasceno, Karina Maria da Silva Moura Kida, Liliam Gleicy de Souza Oliveira, Madalena da Rocha Pietzsch, Maryanna Antonia Braga Batalha Souza, Raquel Freitas Reis, Reny Moita Porto, Thatyana de Souza Marques.
Além disso, um discurso foi proferido pela diretora acadêmica da Instituição e bacharel em Engenharia Ambiental, Maryanna Batalha: "Ser mulher em uma área formada predominantemente por homens é desafiador e conhecer a história dessas mulheres em relação a esse âmbito da Engenharia traz um sentimento gratificante de segurança por estarmos conseguindo valorizar esse espaço cada vez mais", destaca.
As engenheiras se apresentaram na roda de conversa contando suas trajetórias e experiências. Foram discutidos diferentes temas, como desafios para entrar no mercado de trabalho, equidade no ambiente profissional e o número de mulheres profissionais na área.
A presidente do CREA-AM, Alzira Miranda, finalizou o encontro encorajando os discentes ao falar de seus obstáculos sendo a primeira presidente do conselho. "Na primeira semana de gestão eu estava nervosa, na segunda semana eu chorei todos os dias. Mas nas semanas seguintes eu enfrentei tudo isso e cada dia é uma luta. Não é fácil. É desafiador. E tento me agarrar a isso para no fim eu ser reconhecida como uma profissional competente que deu tudo de si."
Maria Fernanda Santana - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra