Dia do Engenheiro Ambiental
Ulbra realiza ação social em alusão ao Dia do Engenheiro Ambiental
A atividade aconteceu nesta quarta-feira (31)
Em alusão ao Dia do Engenheiro Ambiental, o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) realizou na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro, um plantio com a comunidade do bairro Japiim. A ação tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, além de incentivar o reflorestamento. Também participaram da ação os colaboradores da universidade, a Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fátima Geisa, o Professor e Engenheiro Ambiental, Alan Ferreira, e os Escoteiros do Amazonas, grupo que faz parceria com a Ulbra Manaus.
Apesar de ser voltada à comunidade, a ação teve enfoque também na educação das crianças presentes do grupo Escoteiros do Amazonas, para levar uma mensagem de preservação da cidade, conscientizando sobre o cuidado com a natureza e o incentivo ao reflorestamento de forma lúdica; "A arborização da cidade tem uma grande importância para a capital, tanto na melhoria da qualidade do ar como na redução significativa da sensação térmica, então nós escoteiros trabalhamos e incentivamos as crianças e os jovens a executar essas atividades voltadas ao meio ambiente. Educar é conscientizar", esclarece a escoteira e engenheira ambiental, Diana Lima, que acompanhou e auxiliou as crianças durante a ação.
Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2023, o desmatamento na Amazônia teve redução de 66% em julho, mês de seca considerado mais favorável a incêndios florestais. Um recorde histórico, jamais registrado no Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). No período, foram registrados 500 km² de área degradada, contra 1.487 km² em julho de 2022. Os dados são mais baixos, também, em relação aos medidos em 2021 (1.498 km²), 2020 (1.659 km²), 2019 (2.255 km²) e 2018 (596 km²). Com a redução do desmatamento na Amazônia, a Ulbra, comprometida com promoção da sustentabilidade ambiental na comunidade onde está presente há 31 anos, visou incentivar a conservação ambiental através dessa atividade social.
Enquanto ocorria a ação, o professor de Engenharia Ambiental da Ulbra, Alan Ferreira, explica a importância da arborização do bairro para a comunidade; "Estamos realizando essa ação para mostrar à população meios de retirar lixeiras viciadas, dando espaço a áreas de vegetação com este plantio de árvores nesta área urbana, trazendo uma educação ambiental e preocupação com a sustentabilidade e com quem mora ao redor. A arborização diminui a amplitude dos ruídos urbanos e gera sensação de bem estar", afirma.
Ao falar em sustentabilidade, a Ulbra Manaus se destaca pela criação da 1ª Casa Ecológica do Brasil, construída por acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária da universidade, com materiais totalmente sustentáveis, inclusive seus tijolos feitos de garrafa pet, que chamaram atenção na época.
Ao fim da ação comunitária, a Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ulbra, Fátima Geisa, pontua sobre a universidade ter o primeiro curso de engenharia ambiental e sanitária do Amazonas; "A Ulbra Manaus já está há anos engajada em promover a educação socioambiental e estamos comprometidos em continuar esse trabalho tão importante e significativo para a sociedade. Somos capazes de fazer muito mais para cuidar, proteger e melhorar o meio ambiente", destacou.
Maria Fernanda Santana - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos -
08
NOVPrevenção e conscientização Novembro Azul: Acadêmicos de Medicina promovem ação no Parque das Tribos