Esportes
Colaboradora da Ulbra brilha na 98ª São Silvestre em São Paulo
A prova de corrida de rua aconteceu no último domingo
A 'Corrida Internacional São Silvestre' chegou à 98ª edição no último domingo do ano, 31 de dezembro de 2023. Com 34.364 pessoas inscritas, 33.442 atletas completaram os 15 km da prova de corrida de rua em São Paulo, superando o recorde de 30 mil medalhistas na edição de 2019, na qual Vanuza Tomé, colaboradora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Manaus, participou pela primeira vez.
Na edição de 2023, Vanuza (51), que atua no setor de serviços gerais, representou a Ulbra Manaus, onde trabalha há 26 anos. Devido à parceria da universidade com a Viva+ Runners, equipe de corrida da qual Vanuza faz parte, os resultados vieram de uma rotina disciplinada, incluindo corridas diárias no complexo esportivo do CAMPUS após o expediente. Correndo há 8 anos, sua rotina a mantém ativa tanto fisicamente quanto mentalmente, contribuindo significativamente para sua preparação e excelente desempenho na São Silvestre.
A maratonista conta sobre o apoio que recebeu da sua equipe antes e depois da competição; "Eram 30 pessoas e estávamos ansiosos com toda a experiência em si. Ajudamos e confortamos uns aos outros com palavras de incentivo e diversos momentos de descontração. Após a corrida ficamos muito felizes e satisfeitos com nossos resultados e performances. Foi um momento especial e único para todos nós", afirmou.
Apesar disso, chegar na Capital Paulista foi um desafio para a equipe de atletas que sofreu um golpe na compra de passagens aéreas dias antes da viagem; "Estávamos todos felizes e animados, mas fomos enganados. Apesar da surpresa negativa, nos reunimos e realizamos diversas ações para arrecadar novamente o dinheiro para o embarque, e conseguimos", declarou.
Vanuza chegou na posição n° 3.628 na prova que reuniu mais de 34 mil atletas, e diz que começou a correr após passar por um período conturbado de sua vida e percebe que teve uma melhora significativa no desempenho físico e psicológico; "Fico muito contente com minha evolução depois de ter passado por muitas coisas anos atrás, e apesar do preconceito, não vejo minha idade como um problema para manter meu bem-estar. Comecei a correr com 43 anos em 2015, ano em que conheci o professor Markson, coordenador do Viva+ Runners, e desde então nunca parei. Acredito que com dedicação e motivação, muitos empecilhos desaparecem facilmente", concluiu.
Há 5 décadas, a Ulbra investe em esportes e bem-estar por todo o Brasil, seja para alunos e professores ou mesmo para seus colaboradores; "Vivenciamos diariamente no CAMPUS a força do esporte e da educação, e a Vanuza é um exemplo claro disso. Ficamos contentes com o nome da nossa universidade correndo pelas ruas de São Paulo. Esta é mais uma declaração que a Ulbra rompe barreiras e está em constante movimento por todo o país", afirmou o Reitor da Ulbra Manaus, Evandro Brandão.
A 99ª edição da corrida paulista está prevista para o dia 31 de dezembro de 2024, como tradicionalmente ocorre ao final de todos os anos, e há uma grande expectativa da Ulbra ter seu nome representado novamente por Vanuza e outros atletas que integram a comunidade acadêmica.
Maria Fernanda Santana - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra