Representatividade e Valorização
Consciência Negra: Ulbra Manaus promove Exposição de Identidade
A exposição gratuita segue até o dia 28 de novembro
Na última terça-feira foi aberta a Exposição: 'Espelhos da história negra' do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA), em alusão ao feriado da consciência negra. A ação é uma iniciativa da Ulbra em parceria com o Núcleo Organizacional de Apoio Psicopedagógico (Noap) e a Pastoral da instituição, unindo esforços para oferecer um espaço de reflexão e conhecimento da história e da contribuição da cultura afro-brasileira. A exposição fica aberta no hall da universidade até o dia 28 de novembro.
Neste mês é celebrado a Consciência Negra, especialmente no dia 20, lembrando as lutas dos movimentos negros contra a opressão da escravidão. Esta data marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado no Nordeste do Brasil, e ressalta os quase 350 anos de escravidão e do tráfico das populações negras da África para o Brasil. O feriado é um momento de reflexão e conscientização sobre a história, cultura e contribuições dos afrodescendentes, honrando figuras como Zumbi ao destacar a contínua luta por igualdade e justiça social. É essencial reconhecer injustiças passadas e atuais, e fortalecer o compromisso com a promoção da igualdade racial através da educação, diálogo e valorização da diversidade, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Na abertura da exposição, a Diretora Acadêmica da Ulbra Manaus, Dra. Maryana Batalha, ressaltou a importância de abordar o tema e conscientizar a comunidade acadêmica; "Boa noite a todos. Sejam muito bem-vindos. Estamos agora dando início à nossa atividade: 'Espelhos da História Negra: Uma Exposição de Identidade'. Vamos cortar simbolicamente esta faixa para que todos possam apreciar a nossa exposição. É fundamental trazermos à tona a consciência negra na vida acadêmica, pois somente assim podemos promover uma compreensão mais profunda da identidade e da história do nosso povo. Esta exposição é um convite à ponderação e ao reconhecimento da diversidade em nosso meio educacional. Que cada obra, cada relato, possa ser um espelho no qual nossos acadêmicos e colaboradores vejam a importância da inclusão e do respeito mútuo, contribuindo para uma comunidade acadêmica mais acolhedora e representativa", afirmou.
A exposição busca revelar, por meio de diversas manifestações artísticas e educacionais, a importância da representatividade e valorização da história negra ao convidar a todos para mergulhar nas narrativas e conquistas que compõem a história diversificada dessa identidade.
Não perca a chance de participar deste evento enriquecedor e inspirador, promovido pela Ulbra Manaus em honra à diversidade e à riqueza da cultura afro-brasileira. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2023
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra