Em Manaus
14° Sarau das nações reúne povos indígenas na Ulbra
Evento aconteceu nesta quarta-feira
Em 2023, a 14ª edição do 'Sarau das Nações', realizada pela Ulbra, aborda a temática: "Educação, Arte e Cultura: Experiências Transformadoras". O evento internacional acontece de 25 a 29 de setembro em todas as unidades da Ulbra no Brasil. Na última quarta-feira (27), o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) promoveu um encontro histórico entre povos indígenas de diversas etnias que habitam a Amazônia.
O auditório principal ficou lotado de estudantes e visitantes que prestigiaram a mesa redonda composta por 08 indígenas que abordaram o tema: "Resistência e Inclusão dos povos originários na cidade de Manaus". Entre os convidados, fizeram-se presentes: O Cacique do Parque das Tribos, Ismael Munduruku, os universitários da Ulbra Manaus, Eliza Saterê, Sabrina Mura e Antônio Mura, e por fim, Daniele Baré, Isael Munduruku, Joilson Paulino Karapana e Valder da Costa, membros da Comunidade Parque das Tribos. A mediação foi feita pelo Reitor da Ulbra Manaus, Dr. Evandro Brandão Barbosa; "A Ulbra é uma instituição de diversidade e inclusão, por isso, realiza este evento com responsabilidade social, ao trazer conhecimentos importantes que estão ligados à formação social, econômica e política dos cidadãos, desde o descobrimento do nosso país", afirmou.
Durante a conversa com o público, os estudantes indígenas da Ulbra se emocionaram e foram às lágrimas diversas vezes; "O meu choro hoje é de emoção e gratidão. Lá na minha aldeia, que fica próxima à Autazes (AM), eu sonhei com esta Universidade e pedi à Tupã (Deus), a chance de cursar o ensino superior", disse a acadêmica de Enfermagem, Sabrina Mura. Valder da Costa, também de etnia mura, é egresso da Ulbra Manaus, e fez questão de participar do evento; "Formei aqui em Administração em 2010. É engraçado pensar que naquele tempo, não muito distante, havia pouquíssima representatividade dos povos originários na sociedade, apesar de toda luta, portanto, voltar a esta casa que me acolheu e me formou, e presenciar meus 'parentes' sendo os verdadeiros protagonistas, enche meu coração de orgulho e felicidade", disse o Administrador.
Ismael Munduruku é o Cacique do Parque das Tribos, a maior comunidade indígena do Brasil, em variação de línguas e etnias; "São mais de 5 mil pessoas lá, com 35 línguas e costumes diferentes, que lutam todos os dias por seus direitos e preservação da cultura. Eu costumo dizer que a Ulbra é a Universidade dos povos originários; O que temos aqui nunca se viu em lugar nenhum, meu povo está estudando, se qualificando, além disso, periodicamente a Ulbra está dentro da nossa comunidade, transformando a nossa realidade", afirmou. O evento que foi transmitido para o mundo, proporcionou um ambiente acolhedor, ligado às raízes indígenas e às tradições do povo da floresta; "A ornamentação trouxe detalhes desta cultura que muito nos orgulha. No palco está a canoa, o remo, as flechas, os cestos, as folhas. Em todo o CAMPUS é possível encontrar materiais figurativos desta história, isto nunca foi um esforço para a inclusão, isso é quem nós somos", afirmou o coordenador de comunicação, Erick Valente, organizador do evento.
Um dos pontos altos do Sarau foi a fala emocionante da universitária, Eliza Saterê, esposa do Cacique Ismael, que já realizava trabalhos de imersão com os membros da comunidade Parque das Tribos e, em junho deste ano, ganhou da AELBRA uma bolsa integral de estudos no curso de Enfermagem; "Eu estava em uma situação difícil, de quase morte, pedi à Tupã (Deus) uma resposta e Ele me deu mais do que eu esperava. Às vezes ando pelos corredores e laboratórios e tudo ainda parecer ser um sonho, impossível não me emocionar", afirmou.
Ao final da Cerimônia, os indígenas entregaram à AELBRA um cocar nunca utilizado, como um presente de gratidão. O sarau foi acompanhado de forma virtual, pelo Diretor de Relações Internacionais da Ulbra, Antônio Costa. A live está disponível no canal da Ulbra Manaus: https://www.youtube.com/watch?v=6M7egsbJcgw.
Erick Valente; Jornalista - AM/2023
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra