Direito para todos
Acadêmicos do curso de Direito participam da Câmara Cidadã
Os serviços foram gratuitos e abertos à comunidade
Os estudantes finalistas do curso de Direito do Centro Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) participaram, por meio do Serviço de Assistência Jurídica (Sajulbra), da terceira edição da "Câmara Cidadã", projeto promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os acadêmicos realizaram atendimentos em todas as áreas do Direito, sob a supervisão da coordenadora do Sajulbra, professora Cláudia Nobre Lisboa, nos estandes disponibilizados pela Instituição.
A coordenadora do Sajulbra, professora Cláudia Nobre Lisboa, que esteve supervisionando as atividades, comentou a importância da participação dos estudantes na Câmara Cidadã e o que a iniciativa pode trazer para a jornada acadêmica. "Estamos participando da terceira edição da Câmara Cidadã, com a presença dos nossos acadêmicos do curso de Direito do Núcleo de Prática Jurídica. Essa oportunidade permite que eles coloquem em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Durante o evento, estamos realizando diversos atendimentos voltados às áreas de ações de família, direito do consumidor, casos criminais e previdenciários. Acreditamos na importância de deixar os atendimentos nas mãos dos nossos acadêmicos, pois isso reflete a essência do Núcleo de Prática Jurídica. Essa experiência proporciona a eles a chance de vivenciar o campo jurídico, realizar pesquisas e adquirir aprendizado prático. Dessa forma, podem identificar os problemas de cada ação e elaborar petições iniciais. A prática do Direito pelos acadêmicos é fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos, preparando-os para a vida profissional. Através do contato direto com as demandas jurídicas reais, eles desenvolvem habilidades de análise, argumentação e solução de problemas. Isso contribui para uma formação mais completa e torna-se um diferencial em suas futuras carreiras jurídicas", destacou.
O vereador Caio André, atual presidente da CMM, teve a ideia de criar a Câmara Cidadã com o objetivo de estreitar a relação entre o parlamento municipal e os moradores dos bairros da capital, permitindo que eles participem de forma mais direta no processo legislativo, fortalecendo a democracia e garantindo que as necessidades dos cidadãos sejam atendidas. Por meio de parcerias com órgãos e entidades, tanto públicas como privadas, dentre elas a Ulbra Manaus, são oferecidos serviços gratuitos à comunidade, como ouvidoria, emissão de documentos, serviços jurídicos e acesso à informação. "Esse é um projeto abraçado pelos vereadores da 18ª Legislatura, que traz o parlamento para dentro dos bairros de Manaus, que dá voz à população e representa um momento histórico na nossa cidade", afirmou o parlamentar.
Para o aluno finalista João Beigam, os atendimentos representam a chance de colocar em prática o que aprendeu na Universidade. "Estou tendo uma experiência incrível ao trazer o atendimento ao cliente da sala de aula para a prática. É gratificante sentir suas emoções e vivenciar cada momento. É uma aprendizagem única e indescritível. Sou grato à Ulbra pela oportunidade de fazer parte desta equipe e realizar os atendimentos. No início, sentimos um pouco de nervosismo, mas o que aprendemos no Núcleo de Prática Jurídica nos permite atender às necessidades da comunidade de forma eficaz", afirmou. Questionada sobre a experiência de participar do projeto e o nervosismo na hora dos atendimentos, a universitária, também finalista, Narell Fernandes, completou: "A minha experiência está sendo incrível. O atendimento ao público é uma coisa que eu gosto bastante. Gostaria de agradecer, primeiramente à Ulbra, por ter nos dado essa oportunidade de participar da Câmara Cidadã, é muito interessante prestar esse serviço à sociedade, levar informação e ajudar no lado jurídico as pessoas que precisam. Não estou nervosa, a Universidade nos dá um preparo para fazermos esse atendimento. Temos excelentes professores em todas as áreas do Direito, isso nos deixa bem tranquilos e seguros".
Os serviços gratuitos aconteceram na última quinta-feira (14) e sexta-feira (15), das 8h às 16h, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, zona norte de Manaus. A Câmara pretende anunciar em breve a data da próxima edição.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2023
Notícias relacionadas
-
21
NOVEM MANAUS ULBRA Celebrou o Dia da Consciência Negra com Painel e Roda de Capoeira -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
Últimas notícias
-
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028 -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos