Memórias e Democracia
Reitor da Ulbra Manaus ministra palestra na 17ª Primavera dos Museus
Programação vai de 18 a 23 de setembro
Nesta segunda-feira, 18/09, o Reitor do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), Dr. Evandro Brandão, ministrou a palestra "Quilombolas na Amazônia - Aspectos Sociais, Econômicos e Históricos" na abertura da '17ª Primavera dos Museus', que ocorreu às 10 horas, no Museu da Cidade de Manaus.
A ação anual conhecida como 'Primavera dos Museus' é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem a duração de uma semana. O objetivo é incentivar os museus brasileiros a criarem programações especiais, todos com foco em um tema escolhido pelo Ibram. O evento ocorre na semana que marca o início da primavera e tem como principais metas a promoção, divulgação e valorização dos museus no Brasil, além de aumentar a quantidade de visitantes nas instituições e fortalecer a conexão entre os museus e a sociedade.
Para o diretor do Museu, Leonardo Novellino, a '17ª Primavera de Museus' traz uma proposta inclusiva e Manaus não poderia ficar de fora. "O estudo é sobre a democracia e os povos originários, como os quilombolas, indígenas e a população LGBT+. Então, Manaus, que é uma cidade plural, não poderia ficar de fora. Vai ser uma semana em que os espaços de memórias, espaços de cultura da prefeitura abrirão as suas portas para, a partir de palestras e exposições, conversarem sobre esse tema, levando educação e resgatando a memória desses povos, que tanto contribuíram e que merecem seu lugar de destaque", pontuou.
Para o reitor da Ulbra Manaus, Dr. Evandro Brandão, que é administrador, economista e pesquisador da Amazônia, a temática conta a história do Brasil; "É importante lembrarmos sempre das origens que constituem a base de um lugar e de uma história. Os museus são peças importantes que não nos deixam esquecer de tudo isso, portanto, falar das memórias e democracia dos povos quilombolas é falar da Amazônia e dos povos originários, bases do Brasil", declarou.
A edição da 'Primavera dos Museus' deste ano tem como tema "Memórias e Democracia", e busca resgatar e dar visibilidade para a história de povos indígenas, quilombolas, e para a comunidade LGBTQIAPN+. Além das atividades nos espaços culturais de Manaus, outro município amazonense que recebe o evento é Benjamin Constant (a 1.121 km de Manaus) com programação no Museu Magüta.
O evento é gratuito e ocorre até sábado, 23/09, com palestras e exposições.
Confira a programação completa: https://mercadizar.com/entretenimento/espacos-culturais-de-manaus-recebem-atracoes-da-17a-primavera-dos-museus/
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2023
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra