A favor da Amazônia
Reitor da Ulbra Manaus participa de formatura no CIGS
62 Guerreiros de Selva concluíram sua formação
No dia 29 de junho, o reitor do Centro Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), Dr. Evandro Brandão, participou da emocionante cerimônia de formatura dos 'Guerreiros de Selva' no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
O reitor Evandro, que participou da formatura a convite do coronel de Infantaria, Glauco Corbari, Comandante do CIGS, relembrou sua trajetória durante o evento e comentou uma possível parceria da Ulbra com o Comando Militar da Amazônia (CMA).
"É um retorno à caserna, porque a minha vida militar de 30 anos no exército brasileiro fez com que eu retornasse hoje para visitar a casa e visitar os amigos e colegas dentro dessa carreira militar. A formação de Guerreiros de Selva na Amazônia é de extrema importância, pois nos permite compreender a responsabilidade que cada um deles carrega: a proteção incansável da Amazônia. O Comandante Militar da Amazônia, o general Costa Neves, nos falou da possibilidade de realizarmos um convênio, um acordo de cooperação técnica dentro da Ulbra em parceria com o CMA, com o objetivo de trabalharmos consciência e tecnologia. O Comandante do CIGS, coronel Corbari, também tem muito interesse em estreitar essa relação para que a sustentabilidade, que tanto prezamos dentro da região, seja algo efetivo, com a participação das forças armadas, com o meio acadêmico e seus conhecimentos científicos. A Ulbra está pronta para enfrentar esse desafio juntamente aos militares que cuidam pelo sucesso, pela defesa e pela segurança na Amazônia e pelo desenvolvimento do Brasil", disse o reitor.
Um destaque especial foi a brevetagem da 3° sargento de Manutenção de Comunicações, Sara Louise Gomes, a terceira mulher a completar o rigoroso Curso de Operações na Selva (COS) do Exército Brasileiro, em 13 anos no CIGS. "É impossível estar forte o tempo todo em um curso como esse. Várias vezes, desejei estar em casa, com a minha família. Mas nunca pensei em desistir, nunca passou pela minha cabeça levantar o braço e pedir para ir embora", afirmou a militar, destacando a sua determinação em finalizar o curso. Atualmente, ela serve no 2° pelotão de Comunicações de Selva, no município de São Gabriel da Cachoeira.
Além de cumprirem missões militares em diversas áreas da floresta amazônica, as atribuições dos Guerreiros de Selva também incluem a proteção das fronteiras da Amazônia, que se estendem por 11 mil quilômetros e sete países. Tráfico de armas e drogas, extração ilegal de madeiras e contrabando são alguns exemplos dos crimes cometidos nessas áreas.
A cerimônia contou com a presença de autoridades militares e civis, celebrando os concluintes do COS categoria 'B' 23/1 para capitães e tenentes, e categoria 'C' 23/2 para subtenentes e sargentos.
A Ulbra Manaus parabeniza todos os formados e seus familiares por essa conquista significativa!
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2023
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra