Cláudia Pauperio Titton
Docente de Torres vence prêmio O Melhor da Arquitetura 2012
Foft Vasco rende prêmio para professora da ULBRA Torres
A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, Cláudia Pauperio Titton, foi a vencedora do prêmio O melhor da Arquitetura 2012 na categoria Reforma Residencial, juntamente com suas colegas do escritório Urbana Arquitetura, Mariana Hugo e Taís Lagranha, com o projeto Loft Vasco.
O prêmio, organizado pela Editora Abril, destaca a criatividade dos arquitetos do país desde 2008, sendo o único concurso nacional de projetos realizado atualmente. Este ano o concurso teve seu recorde de participação, recebendo 498 projetos inscritos. A premiação foi realizada no dia 30 de outubro em uma grande festa, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A docente da ULBRA Torres apontou a receita do sucesso. “Como minha carreira sempre esteve vinculada à Urbana Arquitetura, respondo pela empresa. Sem dúvida é um excelente momento para a Urbana, no qual estamos colhendo os frutos de oito anos e meio de muita, mas muita, dedicação e amor pelo que fazemos. Porém, gostaria de ressaltar que o empenho e o carinho com que tratamos cada projeto é sempre visando à satisfação e a realização do cliente. O reconhecimento, através de prêmios ou publicações, é consequência desse comprometimento”, declarou Cláudia.
“Eu sempre quis fazer pedagogia, como minha mãe e como todas as mulheres da minha família. Contudo, na hora do vestibular apareceu a dúvida e a consequente inscrição, quase no susto, para a Arquitetura. Passado o exame e iniciadas as aulas, veio a certeza de que não poderia estar cursando outra graduação. Lembro da minha primeira aula e do professor relacionando arquitetura com arte, música, poesia. Me encanta o poder enquanto instrumento de ação na vida das pessoas e das cidades através da Arquitetura. Transformações estas que podem ocorrer de forma mais pontual, em moradias, espaços de lazer ou de trabalho ou de forma mais geral, através da interação com espaços de cidades ou regiões. Essa é uma das habilidades que o curso nos dá: transitar em diferentes escalas, desenvolvendo desde design de um móvel ou objeto, até o de uma cidade ou região como um todo”, ponderou Cláudia.
“Parabenizamos a professora Claudia, e a Urbana Arquitetura, pela conquista deste prêmio, salientando que é uma grande satisfação contar com profissionais de tão alto gabarito em nosso corpo docente. Entendemos que acontecimentos desta natureza contribuem diretamente para qualificação de nosso curso, principalmente ao estimular nossos estudantes a trilharem semelhante trajetória de sucesso, investindo, inclusive, na participação em concursos de arquitetura”, destacou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, Tais Menna Barreto.
Entenda o projeto:
O projeto premiado teve como objeto de trabalho um galpão abandonado, de 246m², na Rua Vasco da Gama, em Porto Alegre. O objetivo era torná-lo, além de habitável, aconchegante e apropriado para abrigar o lifestyle do morador, que costuma receber muitos amigos em sua propriedade. Como premissa, deveria ser recriada a habitabilidade da edificação, com o menor investimento possível, através de mínimas intervenções e máximos resultados, mantendo seu aspecto industrial original e sua energy within.
Buscando o conforto, térmico e acústico, as telhas metálicas antigas, danificadas pela ação do tempo, foram substituídas por novas telhas sanduíche, que se acoplaram ao desenho e às grandes inclinações da estrutura de suporte original. No terraço, a aplicação de cobertura verde tornou utilizável esse espaço, antes sem uso, além de amenizar a temperatura do quarto do proprietário, localizado abaixo deste novo jardim. Este cômodo recebeu a única grande porta/divisória de correr que, quando fechada, confere privacidade ao espaço, já que todo o restante da casa foi mantido de forma integrada, pois não foram construídas novas divisórias para compartimento do ambiente.
Visando a redução de custos, o sofá foi executado em concreto, durante a obra, através de uma laje suspensa de quatro metros de comprimento, sobre a qual foram colocadas almofadas feitas sob medida. Com o mesmo propósito, o mobiliário da cozinha foi executado em compensado de obra, enquanto que a mesa e as cadeiras de jantar, bem como móvel da TV e do bar são peças reaproveitadas, herdadas de amigos e familiares. O piso de parquet foi aplicado somente no setor da sala, deixando o espaço mais aconchegante e delicadamente diferenciado dos demais ambientes, enquanto que, no pátio, o piso foi executado com tijolos de demolição e brita, e a escada de acesso executada com tábuas de madeiras que sobraram da obra.
Todos os projetos vencedores serão publicados na próxima edição da revista Arquitetura e Construção, no entanto, podem ser vistos no site: http://abr-casa.com.br/premio/2012/reforma-casav.shtml.
Além do prêmio O Melhor da Arquitetura de 2012, a equipe da Urbana já possui diversos projetos publicados em jornais, revistas e livros, nacionais e internacionais, tais como: Revista Arquitetura & Construção; Revista Projeto Design; Revista AU Arquitetura e Urbanismo, Livro 1000xARCHITECTURE OF THE AMERICAS (foram selecionados os 1000 melhores projetos das Américas), Jornal Zero Hora, Jornal Correio do Povo, Site UOL Casa e Imóveis, Site Vitruvius, e também tivemos projeto exposto na Exposição Nacional Vertentes de Arquitetura e Design, que escolheu os melhores projetos de 2008. Saiba mais sobre a Urbana Arquitetura em: http://urbanarquitetura.blogspot.com.br/
Tags
Notícias relacionadas
-
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
24
NOV50 anos da Ulbra Campanha da Ulbra já arrecadou 26 toneladas de alimentos -
22
NOVInstitucional Em live, Aelbra esclarece sobre processo de Recuperação Judicial
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028