Inédito!
Ulbra inaugura Minter no Centro Universitário Luterano de Manaus
Mestrados são ofertados pelo PPGECIM e PPGEDU
A Universidade Luterana do Brasil deu um importante passo para qualificar os profissionais da região Norte que desejam ampliar e aprofundar o conhecimento acadêmico. Na última quinta-feira, 4, a Universidade realizou a aula inaugural do Minter, mestrado interinstitucional dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e Educação (PPGEDU), no Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM). Em razão da pandemia, o primeiro encontro e os próximos serão online, mas a intenção é que professores da Universidade ministrem aulas presenciais no CEULM.
A iniciativa é considerada um marco histórico para a Ulbra e para a instituição manaurada, que verá diminuída a defasagem no estado de mestres e doutores. O reitor do Centro Universitário, Valdemar Sjlender, lembrou que, desde que assumiu a unidade, em 2012, recebeu muitos pedidos para que o Centro passasse a oferecer mestrado. "De forma inédita estamos iniciando o Minter atendendo um pedido da comunidade. É muito importante contribuir com o desenvolvimento e construir alternativas para o Amazonas", destacou. O coordenador do Minter pelo CEULM, Evandro Brandão, também enalteceu a parceria. "Daqui a dois anos vamos celebrar a formação dos mais de 40 acadêmicos inscritos nos dois programas e construir grandes pesquisas para o bem da nossa comunidade", destacou.
A diretora acadêmica de Pós-graduação e Pesquisa da Ulbra, Nádia Schröder lembrou que a investigação científica é um processo voltado para a obtenção de um novo resultado, não apenas para o sujeito que pesquisa, mas para a sociedade. "Desta forma, vocês produzirão conhecimento científico, que será avaliado por uma comunidade científica e utilizado pela sociedade. Esse será o produto gerado ao término do curso, a produção de um novo conhecimento", destacou.
Troca de experiências de Norte a Sul
Na aula de abertura, a coordenadora do Minter no PPGECIM, Claudia Groenwald, apresentou os objetivos, linhas de pesquisa e docentes do PPG, além de destacar as publicações do Programa. "Desde 2001, quando o mestrado iniciou, já foram 291 dissertações defendidas. No doutorado, ativo desde 2010, foram 61 teses defendidas. Também somos conceito 5 na Capes", detalhou. Já a coordenadora do Minter no PPGEDU, Iara Bonin, destacou que será uma oportunidade de troca de experiências. "É uma possibilidade de crescimento, de aprendizado e de pensarmos de outras formas o campo da educação nas suas múltiplas expressões", completou.
Dois alunos do Norte do doutorado dos PPGs da Ulbra, que estudam em Canoas, compartilharam suas experiências com a Universidade. Estudante do PPGECIM, Júlio Cézar Meireles de Freitas, disse estar feliz pela parceria. "É um grande passo que essa carência na educação continuada seja cessada por uma instituição de credibilidade como a Ulbra", comentou. Doutorando do PPGEDU, Anderson Vital da Silva também falou com felicidade sobre o Minter. "O programa vem estruturado, com o corpo docente qualificado. Representa a diversidade de Norte a Sul do Brasil", opinou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028