#SomosUlbra
Acadêmicos da Ulbra Manaus trabalham na restauração de respiradores
O projeto tem o objetivo de ajudar pacientes mais graves do COVID-19
O aparelho respirador é um instrumento médico fundamental no tratamento de casos graves da COVID-19. No Amazonas, o número de pacientes internados com o diagnóstico de coronavírus teve um aumento significativo, e por isso aumentou também a demanda de pacientes que necessitam de aparelhos respiradores para sobreviver. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, a quantidade de respiradores disponibilizada pela Rede Pública de Saúde do Estado não é suficiente para atender toda a população, e foi observando este cenário que se originou o projeto de restauração de diversos respiradores que estavam parados por falta de manutenção, estabelecendo assim, uma parceria entre várias instituições (ULBRA, UEA, IFAM e Moto Honda).
A Ulbra Manaus soma forças no projeto com os acadêmicos e egressos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, atuando no reparo e conserto dos respiradores. Os trabalhos são realizados em oficinas conveniadas e nos próprios laboratórios da Ulbra, depois de efetuados os devidos ajustes, os equipamentos são enviados ao laboratório que possui contrato com a Secretaria Estadual de Saúde para serem calibrados, analisados e disponibilizados aos hospitais.Além disso, a equipe trabalha na produção de componentes essenciais através de uma impressora 3D, criando 'traquéias mecânicas descartáveis'. A primeira remessa já foi entregue no dia 13 de abril, agora a equipe trabalha com a meta de produzir cerca de 50 componentes até o final do mês de abril.
O Professor MSc. Frederico Cesarino, representante da Ulbra no projeto, comentou a respeito da sua satisfação em fazer parte deste trabalho conjunto; "Todas as áreas do conhecimento humano passam pela Engenharia. A medicina somente se revolucionou graças aos equipamentos modernos de análise, inventados pela parceria entre médicos e engenheiros. O engenheiro coloca na prática as ideias das outras profissões. Os estudantes da Ulbra desenvolvem esta expertise desde muito cedo na universidade, por meio de um ensino inovador e muita prática. Eu fico muito satisfeito com o apoio da nossa Reitoria, Coordenação e demais professores que estão apoiando a causa, acima de tudo, nossos alunos e ex-alunos. Obrigado, o papel da Ulbra como universidade é este, revolucionar através da ciência e da fraternidade", afirmou.
Confira a reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=GMU1Ufx4mko&t=3s
A egressa do curso de Engenharia Mecânica, Rafaela Paz, disse ser um desafio que vale a pena; "É gratificante poder ajudar nesta causa, alinhando o que aprendemos na universidade ao cenário profissional, mantendo o vínculo com a Ulbra em projetos importantes como esse".
A Ulbra Manaus mantém o seu compromisso com o conhecimento e desenvolvimento da sociedade, somando esforços no combate ao coronavírus.
Erick Valente; Jorn. 2020
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra