#SomosUlbra
Acadêmicas da Ulbra produzem tijolo à base do Ouriço de Castanha
Ulbra: Educação Tecnológica e Inovadora!
As acadêmicas Marina Simpson e Kellen Nunes foram destaque no Simpósio Amazônico de Química 2019, em Belém-PA. O projeto elaborado pelas estudantes é um tijolo ecológico solo-cimento, que substitui a areia pelo grão do ouriço de castanha carbonizado.
"As pessoas tem mania de achar que a universidade particular não produz pesquisa. Ter um trabalho aprovado num simpósio nacional, representando a Ulbra foi uma enorme satisfação", disseMarina Simpson.
A proposta principal do projeto é aplicar conceitos de sustentabilidade na fabricação do material, objetivando a redução de impactos negativos ao meio ambiente.
Início das Pesquisas:
Os estudos referentes à fabricação do tijolo ecológico feito à base do ouriço de castanha começaram há dois anos. Marina Simpson, acadêmica de Engenharia Química e Kellen Nunes, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, são participantes do Clube Guayí, um projetoque trabalha pesquisas científicas fora das disciplinas convencionais. "A minha avó produzia carvão à base do ouriço de castanha, daí surgiu a intenção de produzirmos um tijolo ecológico que se utilizasse deste material orgânico que geralmente é descartado, aproveitado apenas a amêndoa", afirmou Kellen.
Os resultados da pesquisa se deram após a dedicação às análises e estudos que fundamentaram a idéia.No clube Guayí qualquer aluno pode desenvolver suas propostas, elaborando trabalhos sob a orientação dos professores Newton Silva e Fernando Fernandes. A partir dos estímulos para produções técnicas, as estudantes iniciaram os trabalhos de construção do tijolo.
"Estamos tendo sucesso com os projetos elaborados no clube, os alunos da Ulbra possuem expertise e proatividade, e isto precisa ser divulgado! A intenção é incitar o comprometimento com a ciência e produção. Nós ficamos felizes com os resultados", declarou o professor Newton Silva.
Apresentação do projeto:
A primeira apresentação do tijolo ecológico fundamentado no ouriço de castanha aconteceu dentro da IV Semana Acadêmica da Ulbra Manaus, em maio deste ano (05/19). Em seguida, o trabalho foi submetido e aprovado para a apresentação no SIAMQUI 2019.
SIAMQUI 2019:
O Simpósio Amazônico de Química é um evento produzido pela Liga Acadêmica de Química da Amazônia (LAQUÍA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O projeto das acadêmicas da Ulbra foi submetido e aceito no evento após a apresentação do resumo expandido.
O SIAMQUI é voltado aos profissionais, pesquisadores, professores e estudantes. Em 2019 o simpósio aconteceu entre os dias 17, 18 e 19 de junho, em Belém-PA, contando com apresentações de trabalhos científicos de todo o Brasil, priorizando o desenvolvimento e sustentabilidade do espaço amazônico.
__________________________________________________________
O centro Universitário Luterano de Manaus parabeniza as acadêmicas Marina e Kelen, pelo empenho e resultado de seu projeto científico, mantendo o incentivo às produções técnicas, dentro do mercado da educação tecnológica e inovadora.
Erick Valente;
Jornalista.2019-AM
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra