Exercício de empatia
VI Semana de Acessibilidade- CEULM / ULBRA Manaus
Acessibilidade: Um direito de todos
O Centro Universitário Luterano de Manaus realizou entre os dias 20 e 24 de maio, a VI Semana de Acessibilidade, por meio do Núcleo Organizacional de Apoio Psicopedagógico (NOAP), em conjunto com a Direção Acadêmica e as disciplinas do Núcleo de Formação Básica.
Programação:
As atividades iniciaram na segunda-feira (20/05) em sala de aula, onde os estudantes da disciplina Estudo da Forma, trabalharam na produção de desenhos manuais como exercício prático para a criação de projetos e soluções arquitetônicas que gerem a acessibilidade para todos, utilizando o conceito de desenho universal.
Na quarta-feira (22/05) os acadêmicos da disciplina História da Arte Estética apresentaram na área de convivência uma exposição fotográfica baseada na arte conceitual de Barbara Kruger, uma importante artista que fazia uso de fotografias e rótulos em preto e branco com tarjas vermelhas e frases de impacto sobrepostas, com a finalidade de produzir críticas sociais, com isso os alunos associaram a arte aos memes da internet que são utilizados como expressão criativa, e trabalharam em uma exposição atrativa e moderna. A professora Dra. Thatyana Marques ressaltou que o conceito artístico correspondia às propostas feitas em sala de aula, "nós trabalhamos uma arte dos anos 80 que tem uma linguagem chamativa e interessante, e a utilizamos para tratar de assuntos que envolvem a acessibilidade" afirmou. Participaram também os alunos da matéria Comunicação e Expressão, ministrada pelo professor Dr. José Felix, apresentando uma oficina de teatro sobre a inclusão de pessoas com deficiência dentro dos meios acadêmicos de ensino.
As atividades encerraram na sexta-feira (24/05) com uma palestra sobre Arquitetura Solidária, ministrada pela arquiteta Luiza Dutra, fazendo relatos a respeito de um trabalho realizado na APAE de Manaus. Em seguida, os acadêmicos da disciplina de Instrumentalização Científica apresentaram artigos sobre a acessibilidade metodológica, e a disciplina de Libras trabalhou com os acadêmicos a apresentação de banners desenvolvidos a partir de uma pesquisa de campo, realizada em uma instituição que desenvolve trabalhos com deficientes auditivos, sob a orientação da professora Maria Estelita.
A Coordenadora do NOAP, Luciana Sjlender, destacou a importância da Semana da Acessibilidade, uma vez que esta faz parte do Programa Permanente de Acessibilidade da AELBRA. "Esta já é a 6ª Semana da Acessibilidade que nós desenvolvemos, sendo importante por se tratar de um tema transversal onde todos os alunos do Centro Universitário estão tendo a oportunidade de trabalhar e refletir sobre um mundo mais acessível. O CEULM vem pautando suas atividades, visando contribuir com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o quarto e o décimo objetivo", afirmou.
A ULBRA mantém a preocupação em desenvolver atividades relacionadas à acessibilidade e inclusão, com a finalidade de incentivar os acadêmicos à reflexões, ideias e conhecimentos, afim de que haja mudanças benéficas no comportamento e na cultura da sociedade.
Erick Valente;
Jornalista.2019-AM
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra