Responsabilidade social
Ulbra Manaus cria Programa de Atendimento ao Refugiado
Coordenado pelo curso de Direito
Durante reunião do Comitê Gestor e Acadêmico, ocorrida no dia (13), foi realizado o lançamento do Programa de Atendimento ao Refugiado (PAR), desenvolvido através do curso de Direito em parceira com Órgãos públicos e Instituições sem fins lucrativas.
O projeto apresentado pela professora, advogada Alichelly Ventura, contou com a presença dos representantes das Instituições do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Sebastian Roa e Catalina Sampaio; da Comissão de Relações Internacionais da OAB/AM, Secretário Geral Dr. Vitor Pierre; do Instituto Mana, Nayana Góes; e dos Refugiados Venezuelanos, Eslí Vargas.
O PAR é um programa em parceria com o ACNUR, que prestará os serviços de Atendimento e Integração aos Refugiados em Manaus. "O Programa envolverá Instituições, acadêmicos e refugiados, sendo assim, funcionará como um instrumento a fim de gerar o acolhimento, a integração e a relevância de cada imigrante para a sociedade. Em relação aos acadêmicos será possível agregar experiências, novas culturas e desenvolver habilidades em várias áreas do Direito em prol da comunidade. E, os serviços prestados aos novos cidadãos brasileiros poderá sanar uma demanda que futuramente causaria um prejuízo à sociedade," explicou a coordenadora do Programa, Alichelly Ventura.
O atendimento iniciará pelos refugiados venezuelanos através de atividades que facilitem o acesso aos serviços de integração, além do desenvolvimento de fluxograma para entrada desses novos cidadãos brasileiros na sociedade.
"As atividades serão realizadas no campus da Ulbra Manaus. A parte jurídica, funcionará através do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJULBRA) e a parte psicológica no Serviço de Psicologia Aplicada SPA. Além do "Espaço para Empregos", que em parceria com o Distrito Industrial, encaminhará os refugiados ao mercado de trabalho," relatou o coordenador do curso de Direito, Ingo Pietzsch.
Integração, Atendimento multidisciplinar, Capacitação, Encontros para bate-papo e assimilação cultural, são algumas das atividades que serão disponibilizadas em prol dos refugiados.
"Este programa conta com o envolvimento de órgãos representativos dentro da sociedade. Por ser um tema transversal, o PAR atende tanto a responsabilidade social quanto a prática acadêmica." Reitor Valdemar Sjlender.
Programa de Atendimento ao Refugiado (PAR)
Tem a finalidade de promover a integração das pessoas solicitantes de Refúgio, Refugiados e Apátridas, dividindo-se em três sub-projetos:
PAR 1: Atendimento multidisciplinar pelas universidades em parceria com atores da sociedade civil de Manaus e ACNUR, bem como encaminhamento para abrigo, serviços públicos básicos e mercado de trabalho;
PAR 2: Elaboração mensal de um encontro dos refugiados com a comunidade local, por meio de mesas redondas, feiras gastronômicas, programas culturais;
PAR 3: Cursos de capacitação sobre legislação internacional, Lei 9.474/97 e outras leis utilizáveis pelos refugiados para Polícial Civil e Militar, profissionais da saúde, bem como outros atores interessados.
Executores do PAR
Ulbra Manaus, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Instituto Mana, Comissão de Relações Internacionais da OAB/AM e Entidades religiosas.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVEducação interativa Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública -
14
NOVRecredenciamento aprovado Comitê de Ética em Pesquisa da Ulbra Manaus é renovado até 2028
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTEORIA E PRÁTICA Ulbra Medicina visita USF no Parque das Tribos -
08
NOVPrevenção e conscientização Novembro Azul: Acadêmicos de Medicina promovem ação no Parque das Tribos