Engenharia Ambiental
Projeto com plantas alternativas envolve acadêmicos e comunidade
Cultivo de hortaliças
No mês de dezembro de 2018 os acadêmicos do curso de Engenharia, com a orientação do professor Graciélio Magalhães, construíram canteiros e composteiras para a plantação de 2 tipos de Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs): feijão de asa e quiabo de metro.
As composteiras (do tipo termofílica passiva com aeração natural) foram instaladas nas mediações da Casa Ecológica, estruturadas a partir do modelo utilizado na Universidade Federal de Santa Catarina.
"Já estamos colhendo os frutos do trabalho desenvolvido minuciosamente. Em breve, os moradores da comunidade localizada no entorno da Ulbra serão convidados para momentos de aprendizagem na reprodução deste tipo de compostagem. A atividade também será uma maneira de expandir o conhecimento em relação ao tipo desta plantação, afinal, a maioria das pessoas desconhecem a existência das hortaliças alternativas da Amazônia (HAA), mais conhecidas como plantas comestíveis não convencionais (PANCs). E essas plantas alternativas, na maioria das vezes, também servem para cura de doenças e são fáceis de encontrar. Um exemplo são as árvores de mamão e banana, que podem ser 100% reaproveitadas," explicou o orientador da atividade, professor Graciélio Magalhães.
Além da atividade ser uma prática de grande relevância para os acadêmicos servirá como unidade demonstrativa para pequenos agricultores.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro
Últimas notícias
-
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra