Colação de Grau da Turma 2017/2
Término da vida acadêmica, início da carreira profissional
Administração, Logística, Enfermagem e Psicologia
Na última sexta-feira (9) a turma de formandos dos cursos de Administração, Tecnológico em Logística, Enfermagem e Psicologia festejaram a conclusão da vida acadêmica.
A mesa oficial foi composta pelo Diretor Acadêmico, Evandro Brandão Barbosa; Capelão Pastor Jaques Cristiano Schlosser; Secretária Geral Ligiane Gemaque Cardoso; Coordenadora do Curso de Enfermagem, Aderlaine da Silva Sabino; e o Coordenador do Curso de Administração e Logística, Ely Lemos de Oliveira.
A turma de formandos destacou alguns colaboradores para homenageá-los pela contribuição significativa durante a formação acadêmica, foram eles: os professores Antônio Macedo Júnior, Bianca Jardim Vilhena e Cleice Mara Gonçalves Coelho Tertuliano; e os funcionários Leonardo Cativo Sousa e Jeni Frey Shiller.
Os paraninfos Helenise Márcia Brito e Wagner Ferreira Monteiro foram os professores responsáveis para a condução dos graduandos ao local da cerimônia.
Após a entoação dos Hinos Nacional e da Ulbra e de uma Reflexão Bíblica, os juramentistas André Pereira da Costa, Higo Rogério Castro da Rocha, Tatiana Martins da Silva e Agenildo Bentes da Silva foram os responsáveis pelo ato de pronunciamento que torna público o compromisso de exercer a profissão com responsabilidade e ética.
A euforia e alegria de amigos e familiares que vibravam a cada atribuição de grau realizada durante a cerimônia de Colação de Grau era grande e emocionante.
Depois da emoção de estar graduado, os novos egressos: Maria Kely Ramos de Almeida, Jocilene Ribeiro da Rocha e Marília Guimarães Balonecker de Lira emocionaram o público a cada discurso proferido. Momento seguido com os coordenadores e paraninfos que homenagearam e parabenizaram a turma pela grande conquista.
Após o momento de graduação, o professor do curso de Enfermagem Wagner Monteiro conduziu o rito tradicional da Passagem da Lâmpada -- realizado depois da atribuição de grau do curso de Enfermagem -- que consiste em o novo Enfermeiro entregar a Lâmpada acesa nas mãos de um representante da próxima turma a ser graduada. O momento tem como finalidade manter a tradição histórica e reafirmar o compromisso do Enfermeiro com a missão a ser desenvolvida profissionalmente.
Além do rito, a cada finalização de curso, a equipe de professores do curso de Enfermagem escolhe o aluno com maior índice de notas acima da média para receber uma placa de Honra ao Mérito. A agraciada da turma 2017/2 foi a nova Enfermeira Rosilene Chaves, que na ocasião recebeu uma placa personalizada entregue pela professora Grace Cardoso.
A cerimônia de Colação de Grau encerrou com homenagem aos professores e funcionários escolhidos pelas turmas.
Discursos dos Formados
Maria Kely Almeida, graduada em Administração
"Por vezes os obstáculos se fizeram maiores ao longo desse caminho, onde muitos de nós tivemos que aprender a conciliar família, estudos e trabalho. Pode-se dizer que essa é uma das fases mais difíceis da caminhada, fase que nos fez pensar em desistir várias vezes. Mas se estamos aqui, significa que nossa força de vontade foi maior que tudo. Desejo que as experiências compartilhadas no percurso até este momento sejam a alavanca para chegarmos no destino projetado."
Jocilene Ribeiro da Rocha, graduada em Enfermagem
"Nós temos o mérito de concluir a graduação em uma das melhores universidades do país. Não é verdade? E isso foi fruto da escolha mais importante que fizemos: sermos Enfermeiros. Éramos ingênuos, a ponto de pensar que o vestibular era o obstáculo mais difícil a ser ultrapassado. Na verdade foi o ponto inicial, e também a nossa primeira vitória. Agora teremos mais escolhas, mais desafios e com certeza mais vitórias."
Marília Guimarães Balonecker de Lira, graduada em Psicologia
"Nesse momento festivo sentimos um misto de alívio e saudade, medo e coragem. Agora é por nossa conta em risco! Cada um aqui terá que seguir essa viagem sozinho. A partir de agora, nossos erros e acertos não serão mais pontos perdidos ou alcançados no boletim. Não podemos passar a limpo, mas isso não significa que não podemos mais errar. Sim! Podemos errar e precisamos errar. As punições não serão pontos perdidos, mas aprendizados. Estaremos lidando diretamente com o ser humano e será o nosso conhecimento que permitirá errarmos menos."
Notícias relacionadas
-
26
DEZEsporte e educação Amazonas FC e Ulbra Manaus fecham patrocínio para 2025 -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro -
12
DEZEm Manaus Discussões ambientais marcam a Conferência Municipal da Semmas na ULBRA -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes