Grande Expediente
Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo aniversário de 45 anos
Parlamento gaúcho destacou a importância educacional da Universidade
A Universidade Luterana do Brasil recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo seu aniversário de 45 anos na tarde de terça-feira, 22 de agosto, na sede do poder estadual, em Porto Alegre. O Grande Expediente da Sessão Plenária foi proposto pelo deputado Marcel van Hattem (PP).
Na solenidade, o parlamentar iniciou seu pronunciamento afirmando que a Assembleia Legislativa saudava com fervor, honra e emoção os 45 anos da Ulbra. Van Hattem ressaltou a conexão íntima e vital que a Universidade possui com a doutrina e a escola luterana. "A confissão cristã, o amor ao próximo, o livre arbítrio e a busca incessante da verdade sempre fizeram parte da filosofia dessa entidade educacional. E, para uma Instituição de ensino confessional luterana, esses elementos são fundamentais" salientou.
Ao falar da história da Ulbra, o deputado ainda relembrou seus valores e sua atuação sólida, que sempre foi pautada pela coerência. "Podemos ver isso no comprometimento com o aluno, com a comunidade e na valorização das pessoas. Parabéns a todos que fizeram e fazem da Ulbra motivo de orgulho para luteranos, cristãos e toda a sociedade", disse Van Hattem. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edgar Pretto (PT), relembrou a história da Instituição. "Há 45 anos, essa instituição educacional vem se dedicando ao ensino e, por isso, posso afirmar: a Ulbra é um patrimônio gaúcho".
Já o secretário estadual da Educação, Ronald Krummenauer, ressaltou que a qualidade da Instituição contribui para que o ensino superior no Rio Grande do Sul apresente uma situação educacional diferenciada em relação a outros estados da federação. "A Ulbra é uma universidade de primeira linha, que contribui muito para o desenvolvimento de nosso estado", afirmou Krummenauer.
Impacto da Universidade
Deputados de vários partidos também prestaram homenagens, salientando a trajetória, a grandeza e o impacto da Universidade na sociedade. Os pronunciamentos foram conduzidos por Zilá Breitenbach (PSDB); Nelsinho Metalúrgico (PT); Edson Brum (PMDB); Ênio Bacci (PDT); Maurício Dziedrick (PTB); Missionário Volnei (PR); João Fischer (PT); e Sérgio Peres (PRB). Após o término dos pronunciamentos, o hino da Instituição foi cantado pelo maestro e capelão de música da Ulbra, Paulo Brum, e teve participação do também maestro Tom Pacheco no piano.
Ao final da solenidade o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, destacou a importância do reconhecimento do poder público estadual ao trabalho que a Universidade vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória. "Estamos sendo reconhecidos pela qualidade de nosso trabalho e também pelo impacto que a Ulbra apresenta nas regiões em que ela atua. Isso nos motiva ainda mais a seguir adiante, pois é pela educação que se promove o desenvolvimento", destacou Ziemer.
O presidente da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), Paulo Seifert, também enalteceu o reconhecimento do legislativo estadual ao trabalho desenvolvido pela Universidade ao longo de sua trajetória. "Em todos anos de nossa existência, atuamos em diversos municípios gaúchos, sendo pioneiros em muitos deles. Ainda hoje existem locais em que permanecemos como única instituição de ensino superior a atuar", disse Seifert.
Além de professores e colaboradores da Universidade, compareceram à solenidade o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Egon Kopereck; o vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth; o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brandt; o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antônio González Hernández; o membro do Conselho de Administração e Consultor de Negócios da Aelbra, Adilson Ratund; e o diretor da Ulbra TV, Valter Kuchenbecker.
Clique aqui e veja mais fotos da homenagem recebida pela Ulbra na Assembleia Legislativa.
Também assista matéria produzida pela Ulbra Tv sobre a homanegem.
André Bresolin
Jornalista - MTb. 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
13
MARProgramação nacional Ação Comunitária Integrada debate Violência e Direitos Humanos -
11
SETReforma Luterana Aulas Magnas apresentam a Reforma Luterana sob o viés da arte -
11
DEZPosse Pública Aelbra reconduz dirigentes do ensino superior para a gestão 2016-2019 -
23
SETTrabalhos acadêmicos Inscrições prorrogadas para evento de divulgação científica
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZEM MANAUS Ulbra promove confraternização de Natal -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
13
DEZEm Manaus Acadêmicos de Psicologia da Ulbra celebram lançamento de livro